sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

O sábado foi de Live de lançamento do CD Louvado Seja o Toque do Tambor, do Moçambique

Timóteo – As vozes dos tambores do congado brasileiro compõem a íntegra do primeiro CD do Capitão Mor Luís Fabiano dos Santos, presidente da Associação Cultural Irmandade Reino do Rosário/Guarda de Moçambique Timóteo. Com produção musical de Biscoito do Cavaco e direção musical do próprio Luís Fabiano, o CD traz 17 faixas ligadas às manifestações congadeiras.  A obra conta com a participação especial da cantora de Jaguaraçu Graz Ferraz, neta do sanfoneiro Leandro Clementino que militou durante 50 anos no congado.

O público conheceu a obra em primeira mão neste sábado (19) pela live Louvado Seja o Toque do Tambor pela plataformas digitais (Moçambique de Timóteo).  “O congado é a história de um povo humilde, devoto e vencedor”, afirma Mestre Luís Fabiano, destacando que o CD reverencia a importância das manifestações afro-brasileiras na formação da identidade cultural da nação. A maior parte das composições é de autoria de Luís Fabiano, que é músico percussionista, compositor de samba enredo e atua na área cultural há mais 40 anos.

Um dos destaques do CD é a música “Amor, Santo Rosário”,  música temática que tem sido abraçada por congadeiros de vários Estados e que aborda a questão da pandemia. “Oh, Mãezinha do Rosário, o seu amor nunca vai sair de mim. Se Deus quiser vamos vencer a pandemia, louvar o rosário de Maria. Foi pra isso que eu nasci”, diz a letra.

DVD Guarda de Moçambique

Outra novidade que reforçará o fomento das manifestações culturais congadeiras é a live com a gravação do DVD da Guarda de Moçambique, contando a história do congado e da instituição criada há 15 anos.  A live é financiada pela Lei Aldir Blanc de Timóteo. A gravação do CD será realizada no domingo (20), às 8h, na Praça Manoel Vitório e no Salão Comunitário do Bairro Bela Vista.  A live será divulgada nas mídias do grupo Moçambique de Timóteo.

Na oportunidade, será feita a consagração das coroas dos Reis Festeiros do Reinado de Nossa Senhora do Rosário “Encontro Nacional de Congadeiros Tambores do Vale 2021”, evento a ser promovido pela Guarda de Moçambique de Timóteo, com apoio litúrgico da Paroquia São Sebastião.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *