quarta-feira, abril 24, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

Em ano atípico, PMI divulga ações de valorização e salvaguarda do Congado do Ipaneminha

Ipatinga – Várias ações foram realizadas pela Prefeitura Municipal de Ipatinga, por meio do Departamento de Cultura e Seção de Patrimônio e Incentivo Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte Lazer, para valorização e salvaguarda do Patrimônio Imaterial Congado Nossa Senhora do Rosário, conhecido como Congado do Ipaneminha, em 2020. A tradicional manifestação cultural, que remonta às origens do município, é registrada e oficialmente reconhecida pelo Decreto Municipal nº 8.490, de 29/11/2016.

Em 2020, houve mudanças significativas na programação de atividades do grupo, diante da necessidade de isolamento social e outros protocolos sanitários de prevenção da Covid-19. Assim, foram suspensos os festejos com a participação dos membros.

Tanto nas ações realizadas em Ipatinga, quanto nos arredores foram suspensos encontros onde o grupo circulava participando das manifestações Congadeiras no âmbito regional. Nestes festejos e encontros, além do fortalecimento da identidade do grupo pela ação cultural e pela prática da fé viva na manifestação ocorre importante intercâmbio e troca de saberes.

No entanto, estas mudanças inevitáveis trouxeram à tona a relevância do desenvolvimento e fortalecimento do grupo para que, a partir de retomada da coesão diante da crise, haja adoção, apropriação e empoderamento de meios alternativos de recriação de aspectos da manifestação.

A possibilidade “desta resposta” à pandemia chama atenção dos gestores, COMPHAI e dos próprios membros sobre o pensar da continuidade e fortalecimento do Congado, objetivando ir além da forma tradicionalmente presencial, abrindo percepções sobre performance, oralidade, a partir do gatilho apresentado pela situação de risco à saúde, tendo em vista o estado de calamidade pública.

Para o Gerente de Patrimônio e Incentivo Cultural, Thiago Vaz reforça que a gestão do patrimônio, exercitando as obrigatoriedades inauguradas pelo registro como “resultado de um estudo que colabora para a produção de um conhecimento mais abrangente e profundo das vivências e das relações sociais das culturas envolvidas, sejam essas populares que lutam para se preservar em meio ao mundo globalizado”.

 

 

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *