quinta-feira, abril 18, 2024
DestaquesEducação

Unileste promove pré-lançamento de projeto na 31ª edição da Expo Usipa

FABRICIANO – O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) estará presente na 31ª Expo Usipa, uma das maiores exposições dos setores da indústria, comércio e prestação de serviços do estado. O evento, que começa hoje (24) e se encerra no próximo sábado (27), reúne grandes empresas da região e tem como objetivo promover o intercâmbio de informações entre expositores e público e fomentar novos negócios.

Durante a exposição, o Unileste realizará o pré-lançamento do Laboratório de Inovação e Soluções Unileste (UNILAB). O projeto é um espaço de interação da instituição com a sociedade para o desenvolvimento de soluções inovadoras, de forma gratuita, a partir de demandas propostas por empresas e outros setores da sociedade.

ONGs, empresas ou governos poderão cadastrar, no site do projeto (unileste.edu.br/unilab), situações-problema de áreas como criação de produtos e serviços; produção científica; resolução de conflitos e crises; gerenciamento administrativo e de produção, dentre outras. A partir do cadastro, a comissão responsável pelo projeto irá avaliar a demanda, selecioná-la e em seguida definir a equipe de atuação composta por professores, pesquisadores, universitários e demais profissionais.

Após a assinatura do termo de aceite de cooperação técnica, a empresa/órgão demandante e a equipe UNILAB designada irão atuar juntos no desenvolvimento do projeto por meio de consecutivas reuniões até a devolutiva ao demandante. A proposta da iniciativa é a utilização de metodologia colaborativa, dialógica e de corresponsabilidade no desenvolvimento das soluções necessárias.

O reitor do Unileste, Dr. Genésio Zeferino, ressalta que a criação do UNILAB é uma iniciativa benéfica para todas as organizações e pessoas envolvidas no projeto. “Com o Laboratório, as instituições parceiras têm a oportunidade de encontrar soluções para suas necessidades, a IES oferece aprendizagem a partir de situações reais e os estudantes aprendem a solucionar situações-problema e estabelecem relacionamentos frutíferos para sua futura atuação profissional”, sintetiza.

O pró-reitor acadêmico do Centro Universitário, Dr. Marcelo Vieira Corrêa, considera a oportunidade ideal para tornar público o novo projeto da instituição. “Durante a Expo Usipa, estaremos em contato direto com a comunidade e com representantes de empresas de referência na Região Metropolitana do Vale do Aço. É o momento certo para lançar uma iniciativa em que um dos objetivos é justamente solidificar a parceria entre a instituição e sociedade”, aponta.

Ainda segundo ele, o UNILAB apresenta forte pertinência social ao estimular e proporcionar meios para que o universitário atue na solução de problemas da sociedade, usando o conhecimento adquirido durante a graduação. “O Laboratório desenvolve as competências necessárias ao profissional século XXI e cria um ambiente de aceleração para projetos com potencial de continuidade”, afirma.  O UNILAB será lançado oficialmente, em solenidade aberta à imprensa e aos empresários da região, no Espaço Cinquentenário da instituição neste segundo semestre.

Unileste 50 anos

Além do pré-lançamento do UNILAB, o Unileste também abordará o cinquentenário da instituição durante os quatro dias de evento. Os visitantes terão a oportunidade de participar de jogos e desafios que contam com a ilustração produzida pelo artista ipatinguense Leandro Lassmar exclusivamente para a comemoração dos 50 anos do Centro Universitário.

Expo Usipa

A edição deste ano da exposição será realizada na área de shows da Usipa, onde estarão localizados os expositores dos espaços Artesanato, Automotivo, Comercial e de Prestação de Serviços e Industrial. Além da exposição, a feira promove também duas edições do Encontro de Negócios, nos dias 25 e 26, e mais de cinquenta palestras técnicas sobre tecnologias, soluções industriais, qualidade e inovação, dentre outros assuntos. Confira a programação completa em expousipa.com.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *