quarta-feira, abril 24, 2024
DestaquesEducação

Solenidade marca uma década da Universidade Aberta do Brasil em Timóteo

TIMÓTEO – O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado no bairro Centro Norte, em Timóteo, foi o palco na noite de terça-feira (16) das comemorações de dez anos de existência do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Timóteo.

O polo é mantido pela Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e conta com a parceria das Universidades Federais de Juiz de Fora (UFJF), Ouro Preto (UFOP), São João Del Rei (UFSJ) e Viçosa (UFV) na realização de cursos à distância de graduação, pós-graduação e especialização.

A solenidade marcou homenagens a diretores, tutores, alunos que já passaram pela instituição e a atual diretoria. O prefeito Douglas Willkys, que também foi aluno do polo UAB, e o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, também foram homenageados com o recebimento de moção de aplausos.

O presidente do Conselho Municipal de Educação de Timóteo, Fabrício Almeida de Castro, que também marcou presença no evento, parabenizou as pessoas que participaram da história da UAB em Timóteo. Ele lembrou que a instituição ofereceu a oportunidade a centenas de pessoas de realizarem o sonho de fazer um curso superior.

Atualmente o polo UAB de Timóteo conta com 360 alunos matriculados nas áreas de licenciaturas em Computação, Física, Matemática, Pedagogia e Filosofia. Na especialização são ministrados cursos de Filosofia no Ensino Médio, Sociologia no Ensino Médio, Práticas de Letramento, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde. Cerca de 1,2  mil já se formaram nos cursos oferecidos em Timóteo.

O coordenador do Polo UAB-Timóteo, Raimundo Robson Barbosa da Silva, fez uma explanação sobre o histórico do polo, bem como a missão, a visão e os valores da instituição, regulamentada em 24 de maço de 2009. Ele lembrou que o ensino à distância, modalidade adotada pela UAB, permite a flexibilização do estudo, respeitando-se é claro os prazos e calendário estabelecidos pelas universidades.

Para o Professor Vespa, o polo é importante do ponto de vista econômico, além de educacional. Segundo ele, o município oferece vários serviços para os alunos de fora que precisam estar em Timóteo para fazer as provas presenciais e apresentar trabalhos. Dessa forma, ele entende que a economia local é  beneficiada graças ao funcionamento da Universidade Aberta, que recebe alunos de todas as regiões de Minas Gerais e de estados vizinhos.

O prefeito Douglas Willkys, que fez pós-graduação em Administração Pública Municipal (curso da Universidade de Viçosa), no polo da UAB de Timóteo, se disse feliz em poder compartilhar as comemorações de dez anos da instituição. Ele destacou que entre as suas metas está o fortalecimento do polo assegurando uma melhor estrutura para o seu pleno funcionamento e a ampliação do número de cursos.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *