terça-feira, abril 23, 2024
CidadesDestaquesEducação

Projeto da Prefeitura de Belo Oriente beneficia agricultores do município

BELO ORIENTE – Com o objetivo de dá assistência ao produtor rural desde a escolha da cultura a ser plantada até a venda da produção, o projeto de “Plantio Assistido” começa o ano de 2019 colhendo os seus primeiros frutos.

Implantado pela Prefeitura de Belo Oriente por meio da secretaria municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural em 2018, o projeto de plantio assistido atende em seu programa piloto 12 agricultores do município ligados à agricultura familiar.

Além do acompanhamento na plantação e venda da produção, o “Plantio Assistido”, oferece cursos de capacitação, orienta o produtor rural na busca de linhas de crédito rural e de recursos através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

Segundo a previsão da secretaria municipal de Agricultura, neste primeiro momento do projeto é que sejam colhidas 161 toneladas nas plantações acompanhadas. São previstas colheitas de banana, mandioca, maracujá e feijão, além de pequenas produções de hortículas.

Para o produtor rural Antônio Augustino da comunidade quilombola de Esperança, que escolheu plantar banana prata, o projeto está sendo de grande importância para o sucesso do plantio. “Estou muito satisfeito com a assistência que me é dada pela Administração por meio da secretaria de Agricultura, principalmente porque estamos no início de nossa produção e colheita”, afirma Antônio.

Diego Lima dos Reis que produz maracujá fala do apoio dado pela  Prefeitura através do projeto. “É essencial essa assistência, dando um suporte técnico que o produtor de Belo Oriente nunca teve anteriormente”, pontua o produtor rural que antes de voltar para sua terra tentou a vida como soldador.

Merenda Escolar

Alguns produtores do “Plantio Assistido” passarão a atender a secretaria municipal de Educação neste ano de 2019, através do  Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em 2018, Belo Oriente atingiu a meta de 30% do programa e o objetivo é aumentar a aquisição de alimentos da agricultura familiar.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *