sábado, abril 20, 2024
DestaquesEducação

Concursos de desenho e fantasia marcam os 53 anos da biblioteca de Ipatinga

IPATINGA – Os 53 anos da Biblioteca Pública de Ipatinga, comemorados nesta quinta-feira (9), foram lembrados em grande estilo com o “Nerd Celebration”, uma alusão à cultura “Geek”, ou seja, todos os amantes das histórias em quadrinhos, super-heróis e games. O aniversário contou com a participação de alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio John Wesley e ainda com concurso de ilustração e ‘cosplay’. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Antes de iniciar o concurso de desenhos, o ilustrador Douglas Evangelista pontuou algumas dicas de traços, luz e sombra para ajudar os competidores. Repassadas as informações, foi hora de colocar a imaginação no papel. O tema, bem sugestivo e conhecido pelo público: Os Vingadores. A prova durou 20 minutos e o resultado foram desenhos incríveis. A tarefa de escolher os três melhores ficou por conta de uma comissão.

Mas, enquanto isso, outra turma já se preparava para disputar o concurso de ‘cosplay’. O termo em inglês é formado pela junção das palavras costume (fantasia) e roleplay (brincadeira ou interpretação). É considerado um hobby onde os participantes se fantasiam de personagens fictícios da cultura pop japonesa. Um cosplay pode estar relacionado com personagens de games, animes e mangás, porém pode também englobar qualquer outro tipo de caracterização que pertença à cultura pop ocidental. E foi um personagem mais caricato que o outro, para vibração dos estudantes.

Georgia

Georgia Gomes, de 17 anos, ganhou concurso de melhor ilustração

“Nossa intenção é trazer o público para a biblioteca, entre eles os apreciadores das histórias de quadrinhos, games e fantasia. Essa temática está no auge, inclusive ditando moda. É também intenção da Administração realizar eventos valorizando a família, com atividades para público infantil, jovens e idosos”, ressaltou Gledson Pagung, diretor do Departamento de Cultura.

Premiação

Chegada a hora dos resultados, após uma disputa bastante apertada entre as ilustrações, a grande vencedora do concurso foi Georgia Gomes, de 17 anos. A adolescente fez mais que um simples desenho. Ela ilustrou uma cena da ‘Viúva Negra’, personagem das histórias de super-heróis, demonstrando tristeza e saudade. “Tentei passar todo o sentimento da personagem para o papel e acho que consegui”, disse, acrescentando que desde que aprendeu a pegar no lápis jamais deixou de desenhar.

Rebeca Alcamiro, de 20 anos, foi a grande vencedora do concurso de ‘cosplay’. Ela se caracterizou de Bowsette, personagem criada de uma fusão entre Peach e Bowser, duas grandes figuras da Nintendo, uma versão gótica da Peach, com roupas pretas, acessórios apropriados, chifres e espinhos. “Gostei do estilo que ficou a personagem”, resumiu. Os vencedores foram premiados com troféus, um par de ingressos para o filme ‘Os Vingadores’ no cinema e, ainda, um livro.

biblioteca

Rebeca Alcamiro, de 20 anos, recebeu o prêmio de melhor Cosplay

53 anos

Para fechar com chave de ouro a programação, houve bolo com direito a velinhas e parabéns. Para a diretora da biblioteca de Ipatinga, Cíntia Soares Guedes, o grande desafio é manter a participação do público na biblioteca numa conjuntura de expansão crescente do universo digital. “Mas a gente tem procurado atualizar nosso acervo com obras atuais, como HQs e obras literárias da atualidade que estão em alta. Além disso, estamos sempre promovendo eventos, procurando manter o espaço em constante movimento e estamos conseguindo”, disse.

Para ser sócio da Biblioteca Pública de Ipatinga, basta levar uma identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência e uma foto 3×4 recente. O sócio tem direito a levar dois livros para casa, permanecendo com eles por 14 dias, sendo que o período pode ser renovado por mais 14.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *