sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaquesMeio Ambiente

Paraíso realiza capacitação para recuperar nascentes

SANTANA DO PARAÍSO – Com o objetivo de capacitar para a prestação de serviços ambientais de proteção de nascentes, a Prefeitura de Santana do Paraíso através de uma parceria com EMATER, Produtor Rural e SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou o curso de  Recuperação e Proteção de Nascentes. O curso aconteceu nas dependências da fazenda do senhor Rodrigo, zona rural de Santana do Paraíso.

Foram três dias de muito aprendizado incluindo aulas teóricas e práticas culminando com realização da proteção de mais uma nascente do município de Santana do Paraíso. Participaram do curso servidores Públicos de Santana do Paraíso, produtores rurais, estudantes universitários e prestadores de serviços ambientais do município, que receberam conceitos ligados a proteção do solo e conceitos referentes à preservação das áreas de recargas hídricas, que são aquelas áreas que fazem o serviço de recarga hídrica dos mananciais subterrâneos – Também conhecidos como lençóis freáticos.

Segundo Sandra Pereira, Diretora do Departamento de Meio Ambiente de Santana do Paraíso, no decorrer de muitos anos, estas áreas vêm sofrendo fortemente com as intervenções que nós humanos realizamos. Como resultado destas intervenções, que muitas das vezes irregulares e passiveis de multas, temos: A diminuição ou extinção da vazão da nascente. Este é um fato que pode causar uma grande e diferenciada lista de conseqüências para as pessoas e animais que dependem das águas provenientes das nascentes para seu sustento e subsistência.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *