Antônio Dias recebe evento cultural que promove e incentiva à leitura

ANTÔNIO DIAS – A cidade de Antônio Dias receberá na Praça Ana Angélica, nos dias 10 e 11 de maio, o festival Tenda Literária. O projeto, que é realizado pela segunda vez na cidade, propõe a promoção da literatura e o acesso à leitura. A programação é totalmente gratuita e o público terá acesso aos espetáculos teatrais, ações de incentivo à leitura, contação de histórias, oficinas de máscaras e de criações coletivas, sorteio de livros, um espaço destinado para jogos educativos e brinquedos infláveis.

O festival Tenda Literária é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Cenibra e da Cemig, realização do Ministério da Cidadania e a produção da Criativo Produções. Conta com o total apoio da Prefeitura de Antônio Dias, do Instituto Cenibra e da livraria uni duni e lê.

O produtor cultural Bruno Minafra, avalia que fomentar o acesso à cultura e a leitura através de eventos literários, permite que as pessoas de qualquer idade conheçam a nossa rica literatura e agucem o desejo de ler. O gestor informa que os participantes do evento terão que percorrer todas as tendas e escolher atividades para participar, para que assim possam ter acesso à área dos brinquedos. Cada criança receberá uma credencial com lacunas a serem preenchidas conforme a atividade que ela queira participar. Após completar o cartão, será autorizada a entrada no espaço reservado para os brinquedos, que estará equipado com cama elástica, infláveis, etc.

“Sem dúvida a leitura é um universo de aprendizagem e conhecimento. A iniciativa dos pais e o incentivo às crianças é fundamental para o desenvolvimento intelectual. Buscamos aproximar as crianças deste universo tão rico e encantador. Com a promoção de eventos literários, esperamos que as crianças se sintam familiarizadas com a leitura e que venha ser um hábito em sua vida desde a infância. ”, afirma Minafra.

Além das tendas interativas, a programação da sexta feira (10), contará com a Equipe Próspera, através da facilitadora Iracema Rocha com a atividade “Resgatando a alegria do brincar junto” e com a “Cantadora” de histórias Rozeli Rocha e Moura, com o espetáculo “História para encantar”. No sábado (11), haverá o espetáculo “Era Uma Vez, Outra Vez”, idealizado pelas atrizes e produtoras Daniela Alves e Mari Antonaci, da DaMa Produções e a apresentação da “Cantadora” de histórias Rozeli Rocha e Moura, com o espetáculo “História para encantar”.

Como Mestre de Cerimônia teremos o fabuloso “Banha”, vivido pelo ator, jornalista e músico Jefferson Rocha. Toda a condução dos alunos na área do Tenda Literária, será feita pela Companhia de Teatro Katarriso, que encantam a todos caracterizados com personagens da literatura brasileira. Participam do Festival nas tendas a Companhia Trupe da Alegria, a Equipe Próspera e a livraria uni duni e lê, especializada em educação interativa oferecendo literatura de qualidade, brinquedos pedagógicos  e arte para crianças e adultos.

Realização: Ministério da Cidadania – Governo Federal

Patrocínio: Cenibra e Cemig

Apoio: Prefeitura de Antônio Dias, Instituto Cenibra, Vale do Aço Destino Turístico e Uni duni e lê.

Produção: Criativo Produções

Local do evento: Praça Ana Angélica – Centro – Antônio Dias – MG

Programação:

10 de maio (sexta feira) – 8h30 às 11h e de 13h às 16h. 11 de maio (sábado) – 8h30 às 12h

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *