sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesDestaquesSaúde

Unidade Básica de Saúde do Centro de Fabriciano agora conta com ultrasson e odontologia

FABRICIANO – A população de Coronel Fabriciano ganhou dois novos serviços que há anos eram clamados: Um moderno aparelho de ultrassonografia e um novo consultório odontológico, que já estão funcionando em caráter experimental na Unidade Básica de Saúde do Centro. Agora em março os serviços passarão a atender de modo oficial, quando se comemora o Mês da Mulher.

Os usuários que já realizaram os exames aprovaram a iniciativa. Entre eles, a aposentada Wilma Maria de Souza, moradora do bairro Bom Jesus. “É um serviço muito importante, o atendimento foi ótimo e já sai com o resultado na mão. Antes a gente fazia em clínica, o resultado demorava e depois, o paciente ainda precisava voltar a unidade de saúde, marcar nova consulta médica e apresentar o resultado”, compara a paciente.

O aparelho de ultrassonografia foi adquirido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, num investimento de R$ 115 mil em recursos próprios do município. O novo equipamento atenderá todas as demandas da saúde da mulher, como ultrassonografias transvaginais e abdominais, e vai permitir novos exames de diagnósticos por imagem no pré-natal.

O Sistema Único de Saúde (SUS) preconiza e disponibiliza apenas um Ultrassom para as gestantes. Com a aquisição do ultrasson, o município passará a oferecer três exames de ultrasson no pré-natal: o transvaginal com traslucência nucal (realizado entre a 12ª e a 14ª semana), o morfológico (entre a 22ª e 24ª semana) e o obstétrico (no 3° trimestre). Até então, o exame era adquirido pelo município e agendado na rede privada, o que levava semanas. Agora, o prazo de agendamento e entrega do resultado será reduzido.

A chegada do novo aparelho garante ainda mais segurança e qualidade de vida para a mulher, principalmente, para a mamãe e o bebê durante o pré-natal. “Esperamos humanizar e potencializar a qualidade do nosso pré-natal. Passaremos ofertar exames mais completos e também variados, garantido uma gestação segura e, em possibilitar a identificação precoce de eventuais anomalias ou problemas, o que vai permitir a nossa equipe profissional oferecer um atendimento ainda mais especializado e humanizado para a gestante e o seu bebê, antes mesmo de seu nascimento”, argumenta o prefeito Dr. Marcos Vinicius.

Dona Wilma já foi chamada para fazer o exame de ultrasson e elogiou o serviço. Divulgação/PMCFDona Wilma já foi chamada para fazer o exame de ultrasson e elogiou o serviço. 

As solicitações deverão ser feitas na unidade básica de referência do usuário, exemplo: se o paciente mora no Caladão, deve procurar a UBS Caladão e assim por diante. Os pedidos serão enviados à Secretaria de Governança de Saúde para autorização e agendamento. O atendimento na UBS Centro, será realizado, a princípio, duas vezes por semana: às 3ª e 6ª feiras, das 7h às 17h. No dia agendado pela Secretaria de Saúde, o usuário deve comparecer no dia e horário marcados, com documento pessoal com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. O resultado é entregue na hora.

CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO
O novo consultório odontológico vai beneficiar mais de 6,7 mil usuários referenciados da UBS Centro, moradores dos bairros Manoel Domingos, Dom Helvécio, Santa Helena, Professores, Nazaré e Todos os Santos. O consultório é composto por cadeira de atendimento do paciente, refletor de Led, unidade auxiliar, dois mochos (cadeiras do dentista e do auxiliar) e equipo. Nele, serão ofertados serviços básicos como limpeza, restaurações, extrações, além de orientações sobre saúde oral para os usuários. A aquisição foi feita por meio de emenda parlamentar do deputado federal, Domingos Sávio.

Prefeito Dr. Marcos Vinicius e o secretário Ricardo Cacau visitaram a unidade onde vai funcionar os novos serviços. Divulgação/PMCF

Prefeito Dr. Marcos Vinicius e o secretário Ricardo Cacau visitaram a unidade onde vai funcionar os novos serviços.

“Trata-se de um serviço que não existia nesta unidade de saúde. O consultório é completo para procedimentos da atenção básicos, já está montado e vai atender os moradores do Centro e entorno. Mas traz benefícios para a rede de saúde como um todo, já que é mais uma cadeira de dentista em funcionamento, o que ‘desafoga’ as demais unidades e amplia a agenda de atendimento para a nossa população”, resume o secretário de Saúde, Ricardo Cacau. O município já contratou um dentista e uma auxiliar de saúde bucal.

O novo consultório funcionará as 2ª e 3ª feiras, das 13h às 17h, e as 4ª, 5ª e 6ª feiras, das 7h às 11h. Para agendar o serviço, basta que o usuário vá à unidade e apresente seu documento pessoal com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. Os atendimentos serão realizados seguindo a ordem de marcação.

SERVIÇO
UBS do Centro – Rua Alberto Scharlet, nº 1.547, Centro.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *