Tributo a Vander Lee no Centro Cultural Usiminas

Ipatinga – O Teatro do Centro Cultural Usiminas recebe, o show “Tributo Vander Lee”, no dia 7 de setembro, às 20h. O espetáculo comandado pelos músicos Serginho Marques e Luiz Peixoto, com participação especial de Mariene de Castro, Maurício Tizumba e Marcos Catarina, promete emocionar e trazer nostalgia aos fãs do ícone da MPB, falecido em agosto de 2016. A apresentação tem o patrocínio da Sada e realização do Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais.

Serginho Marques e Luiz Peixoto são dois parceiros de carreira e amigos do peito de Vander Lee desde os anos 80, época de efervescência da música belo-horizontina. Cada um dos artistas tem sua carreira própria e produção farta, que passeia por diferentes ritmos e estilos. Mas as histórias dos três amigos na música se misturam, e é

esse o tom da homenagem em forma de tributo.  Além de relembrar grandes sucessos como “Esperando aviões”, “Onde Deus possa me ouvir”, “Românticos” e “Alma nua”, o público poderá conhecer, entre as faixas, histórias da vida de Vander Lee e da amizade dele com Serginho e Luiz. O repertório do Tributo também será composto por algumas das músicas que Vander mais gostava de ouvir na voz do amigo Serginho.

A amizade entre Serginho e Vander Lee começou em um festival de música e eles se encontravam sempre pelos inúmeros bares frequentados por artistas da capital mineira. Amigos íntimos, cantavam, gravavam e compunham juntos. A música “Truco Seis”, por exemplo, é um dos grandes sucessos de Vander, e foi composta em um encontro com Serginho e outros amigos, uma brincadeira que virou poesia.

Já LP (apelido dado por Vander a Luiz) conheceu o músico em um bar da capital mineira, ao melhor estilo da boemia, e foi o responsável pela produção do primeiro disco “demo” de Vander Lee. Depois disso, dividiram os palcos por mais de 15 anos e colaboraram em inúmeros álbuns e projetos um do outro, ao longo de quase 35 anos.

Após o falecimento prematuro do amigo, LP se sentiu compelido a homenagear Vander Lee com grandeza, relembrando as músicas que ele compôs e que ficaram famosas também nas maiores vozes da música brasileira. “Os fã clubes sempre cobraram muito essa homenagem, mas o choque foi muito grande, e só com o tempo as feridas fecharam e permitiram pensar no show”, comenta o artista.

Sobre a parceria com Serginho, LP diz: “o Serginho e o Vander estavam sempre juntos, e por toda a nossa história eu sabia que não teria pessoa melhor para dividir esse projeto. Quando conversamos sobre isso, ambos estavam com a mesma ideia, e aí que tivemos a certeza de que partiríamos para os palcos!”.

Um pouco sobre cada convidado:

Mariene de Castro – A intimidade com o palco, que fica latente a quem assiste a um show da artista, começou muito cedo. Aos cinco anos, ela já se apresentava em espetáculos de dança no Teatro Castro Alves, em Salvador, sua cidade natal. Na adolescência, soltava a voz como integrante do grupo Timbalada, de Carlinhos Brown e, em 1996, teve a oportunidade de realizar seu primeiro show solo, no Pelourinho. No mesmo dia, na plateia, estavam produtores franceses que se encantaram por Mariene

e a convidaram para uma turnê por 20 cidades da França. Na ocasião, chegou a ser comparada pela crítica local à mítica cantora Edith Piaf, pela força de sua interpretação

e a singularidade de seu timbre vocal. Participou da gravação do DVD “Vander Lee – 20

Anos”, cantando “Onde Deus Possa Me Ouvir”.

Maurício Tizumba – Maurício Tizumba deu início a sua carreira no começo da década de 70, nos bailes e nas noites de bares em Belo Horizonte. Com uma carreira artística diversificada, transitando em diferentes esferas culturais, como o teatro, cinema e televisão, Maurício Tizumba completou, em 2019, 47 anos de carreira. Além de seu reconhecimento na carreira musical, Tizumba possui um percurso de grande relevância

para a arte afro-brasileira, uma vez que, em toda sua história musical, o artista traz consigo o congado mineiro do qual é participante (manifestação religiosa com mais de

três séculos de existência), mostrando sua importância e presença na identidade do nosso povo.

Marcos Catarina – Marcos José Catarina é cantautor brasileiro, e está em fase de circulação de seu novo álbum, Leve. O álbum, além de parcerias inéditas com compositores da nova geração, vem também com releituras da obra do saudoso e amado irmão de Marcos, o cantor e compositor Vander Lee.

Em sua discografia, Marcos participou do CD Sambarroco, de Vander Lee, além de ter suas músicas registradas em diversos CDs de festivais de música nos vários estados brasileiros. Suas músicas são interpretadas por grandes cantoras da música brasileira como Dona Jandira e Ivania Catarina.

Serviço

Show: Tributo a Vander Lee – por Serginho Marques e Luiz Peixoto

Participações Especiais: Mariene de Castro, Maurício Tizumba e Marcos Catarina

Data: 07/09/2019 – Sábado

Horário: 20h

Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas

Ingressos: Nas bilheterias do teatro ou em www.eventim.com.br: R$ 40 (inteira) R$ 20 (meia-entrada para estudantes, professores, menores de 18 anos, maiores de 60, colaboradores Usiminas, Unigal, Mineração Usiminas, Soluções Usiminas e Fundação São Francisco Xavier).

Mais informações: 31.3822.3031.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *