sábado, abril 27, 2024
CidadesDestaques

“Tradição culinária timotense: Feira livre do Timirim” é tema de inventário

Timóteo – “Tradição culinária timotense: Feira livre do Timirim” é o tema do inventário que está sendo produzido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Subsecretaria de Esporte, Cultura e Lazer, junto os feirantes. O objetivo desse trabalho, segundo o subsecretário Cláudio Gualberto, é a valorização e reconhecimento público dessa tradicional atividade dentro de um conjunto de manifestações culturais, do município.

A ação integra também a 9ª Jornada Mineira do Patrimônio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG)  cujo tema é “Culinária/Patrimônio”. Segundo Cláudio é a primeira vez que o município de Timóteo se inscreveu na jornada. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria que visa a difusão do patrimônio histórico, cultural e artístico local e o cumprimento do caderno de encargos e obrigações do município junto ao governo estadual para a regularização e pontuação junto ao programa ICMS Cultural, que prevê a prospecção e recebimento  de repasse de aportes financeiros.

Para o levantamento foram previstas duas baterias de entrevistas com os feirantes – procedimento que foi encerrado nesta quinta-feira, com a presença de um grupo de alunos da Escola Infantil Monteiro Lobato. A finalidade é promover a educação patrimonial, com a conscientização em torno das questões referentes ao patrimônio cultural e histórico de Timóteo junto aos alunos.

Cláudio Gualberto lembra ainda que Timóteo integra o Circuito Turístico da Mata Atlântica de Minas (CTMAM) e tem participado de várias iniciativas para fortalecer o turismo, como o Festival Gastronômico, que tem sua segunda edição agendada para os dias 7 e 8 de setembro, na Praça do Coreto.

No domingo, dia 25, está programada para a feira do Timirim a apresentação dos trabalhos feitos pelos alunos da Escola Monteiro Lobato, além da apresentação da Corporação Musical Santa Cecília.

ICMS Cultural

Criado em 1995, o ICMS Cultural é o único programa no Brasil de incentivo à municipalização de ações de política pública de preservação do patrimônio cultural e histórico. Já produziu alguns resultados importantes para Minas Gerais. Para conseguir os recursos, o município deve cumprir as exigências de apresentação ao IEPHA-MG, de um inventário anual, em conformidade com os critérios estabelecidos na Lei 18.030/2009.

Para cumprimento desta tarefa o Município conta com a expertise dos serviços de assessoria técnica licitada e contratada junto à empresa Espaço Designer, sob a coordenação da arquiteta Joana Angélica Oliveira Gonçalves.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *