quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesSaúde

Timóteo chama a atenção dos homens para a prevenção do câncer de próstata

Timóteo – Nas unidades básicas de saúde de Timóteo estão acontecendo palestras, consultas e exames voltados para a saúde do homem e detecção precoce do câncer de próstata, durante todo o mês de novembro. Trata-se do Novembro Azul, campanha que chama a atenção do público masculino para cuidar melhor da sua saúde.

O médico urulogista Ângelo Colla, durante palestra para usuários, comparou o fato de as mulheres se cuidarem mais que os homens e portanto vivem mais. “A mulher começa a prevenção mais cedo, aos 25 anos, coletando material do colo do útero pelo menos uma vez por ano. Já os homens, previnem mais tarde, aos 45/50 anos. Por isso, precisam vencer o preconceito e fazer logo o exame”, diz Colla. Segundo o especialista, antes da existência do exame PSA (Antígeno Prostático Específico), os homens morriam mais com câncer de próstata.

“Como esse tipo de câncer não apresenta sintomas em sua fase inicial, o homem demora a procurar o médico. Com a doença já instalada e em estado avançado, vem a fase da metástase, quando o tumor sai da próstata e se espalha para os ossos, causando dor e sofrimento”, explica Ângelo Colla.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, os homens sem antecedentes familiares devem realizar o exame médico (toque retal) aos 50 anos. Aqueles cujo histórico familiar apresenta casos, devem fazer o exame de toque retal e o PSA, aos 45 anos. Pessoas da raça negra e obesas tem maior tendência a desenvolver a doença.

O médico urologista também faz um alerta para outros tipos de doenças que acometem os homens como a “Prostatite” aguda ou crônica, causada por bactérias, atinge 10% dos homens na faixa etária dos 30/50 anos. Já, a “Hiperplasia Benigna da Próstata”, aumenta o volume da próstata ao longo dos anos e ainda, a “Torção Testicular”, que é uma emergência causada pela rotação dos testículos e o consequente estrangulamento de seu suprimento sanguíneo, levando o paciente a fazer uma cirurgia de emergência na maioria dos casos. Ângelo Colla ressaltou a importância da medida para evitar o “Câncer de Pênis”, que é lavar o membro com água e sabão pelo menos uma vez ao dia.

A programação da campanha Novembro Azul continua nas unidades de saúde de Timóteo conforme o quadro abaixo:

UBS Quitandinha 19/11 7h

 

9h

* Palestra Tratamento e Cuidados do Câncer de Próstata;

*Cortes de cabelo; Café da Manhã; Sorteio de Brindes; Música Ambiente.

SENAI (bairro Novo Horizonte) 21/11 18h *(TENDA DA SAÚDE): Orientações sobre Saúde do Homem com enfermeira Beatriz Mendes e médico Wellington de Oliveira
UBS Bela Vista 20, 21 e 22/11 8h30 *Dinâmica com pacientes;

*Roda de Conversa com a médica Josiane Lilibete Duarte Martins;

UBS Macuco 21/11 8h30 Bate papo com homens acima de 45 anos; Consulta; Marcação de exame PSA; Café da Manhã
UBS Primavera 21/11 7h *Palestra c/ Dr. Ângelo Colla; Café da Manhã.
UBS Sede 21/11 14h *Palestra sobre Saúde do Homem c/ enfermeiro José Geraldo
UBS Ana Rita 22/11 8h *Ação educativa: benefícios da atividade física ao longo da vida; *Solicitação de exame PSA p/ homens acima de 40 anos;

*Cálculo do índice de massa corpórea e medição da circunferência abdominal

Praça do Olaria 23/11 18 às 22h Orientação sobre Saúde do Homem e Prevenção ao Câncer de Próstata.
UBS Alegre 25/11 7h *Conversa na sala de espera com a nutricionista do NASF
UBS 27/11 27/11 8h *Teatro aborda importância da prevenção do Câncer de Próstata; Palestra; Café da Manhã e Sorteio de Brindes.
UBS Alphaville 28/11 8h Palestra sobre Saúde do Homem com Dra. Rayllene; Bingo com Sorteio de Brindes, apoio NASF

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *