quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesDestaques

3º Movimento de Orgulho LGBT de Timóteo proporciona diversão e informação

Timóteo – O 3ª Movimento de Orgulho LGBTQ + de Timóteo foi realizado no último domingo (17) na Praça 1º de Maio, com o tema “Direitos Humanos e Diversidade”. O evento foi uma promoção da equipe Close Vale do Aço, que teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre a luta da comunidade LGBT por garantia de direitos, combater a violência e a discriminação por motivação homotransfóbica. O evento contou com o apoio do MGS – Movimento Gay e Simpatizantes e a presença do presidente da Câmara Municipal, Diogo Siqueira.
A violência contra os homossexuais e transexuais não é mensurada por institutos oficiais, o que demonstra a inércia do governo em relação à essa grave questão. O Brasil é um dos países que mais mata LGBT no mundo. De acordo com dados do Grupo Gay da Bahia, a cada 20 horas um LGBT morreu por motivação homotransfóbica no Brasil em 2017.
“Este domingo é um dia de celebração do orgulho LGBT, com muita alegria e atrações culturais, mas sobretudo é um movimento de resistência a essa situação de opressão. Estamos aqui pelo direito à vida, independente de nosso identidade de gênero ou orientação sexual, somos seres humanos”, salienta o presidente do Close Vale do Aço, Caio Vasconcelos. Em junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal determinou que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero passe a ser considerada um crime igual ao racismo.
“Todos somos diferentes. E o respeito e a tolerância à diversidade são condições essenciais para a cidadania”, salienta Caio Vasconcelos, condenando as situações de preconceito e intolerância no ambiente escolar, profissional e mesmo dentro do lar.
Houve atrações culturais, apresentação de Drags e palestras.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *