sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesSaúde

Saúde de Fabriciano inicia levantamento de pacientes para inserção de DIU e Vasectomia

Fabriciano – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, iniciou na última semana um levantamento de interessados em colocar o Dispositivo Intra Uterino (DIU) de cobre ou realizar a Vasectomia. O trabalho, realizado primeiramente na Unidade de Saúde do Mangueiras, será feito também nas demais Unidades do município, com o objetivo de ampliar as ações preventivas dentro do planejamento familiar.

“As orientações voltadas para os pacientes são fundamentais para um maior esclarecimento de dúvidas antes de realizar o procedimento”, afirma a Gerente de Atenção Especializada, Danielle Miranda.

Os pedidos serão encaminhados ao Centro de Especialidades e Programas de Saúde (CEPS), via malote, todas as quintas-feiras, e logo após, agendados para os profissionais programarem os atendimentos.

PLANEJAMENTO FAMILIAR

O planejamento familiar é um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada de seus filhos, e também a prevenir uma gravidez indesejada. Os métodos disponibilizados dentro do planejamento são: Anticoncepcional Injetável; Dispositivo Intra Uterino (DIU); Laqueadura; Vasectomia; Preservativos e Pílulas.

A Lei nº 9.236, de 12 de janeiro de 1996, regulamenta o planejamento familiar no Brasil e proporciona ações preventivas para a mulher e o homem.

DIU DE COBRE

O DIU de cobre é um método contraceptivo em forma de “T”, que é colocado dentro do útero da mulher para impedir que ocorra uma gravidez. Revestido com esse metal, o dispositivo tem a função de liberar o cobre no útero e deixar a região hostil ao espermatozoide.

De acordo com o Ministério da Saúde, o DIU de cobre tem 99,3% de eficácia. Entre suas principais vantagens, destaca-se que o dispositivo não é abortivo, não causa câncer, não altera o ciclo menstrual, não causa infecção e não deixa a mulher infértil ao deixar de usar. Vale lembrar que é contraindicado para gestantes e pacientes em tratamento oncológico.

A paciente interessada em colocar o DIU de cobre, deve ter em mãos o exame preventivo de pelo menos seis meses, e um teste de gravidez, e estar em perfeito estado de saúde.

VASECTOMIA

A Vasectomia é o método contraceptivo a longo prazo mais eficiente que existe. Trata-se de uma cirurgia que interrompe a passagem dos espermatozoides do saco escrotal para o líquido ejaculado. A cirurgia é simples e não causa impotência.

Segundo a Lei do Planejamento Familiar (L9.263/96), as condições para realizar o procedimento são: ter dois filhos vivos ou mais; ter mais de 25 anos; estar em uma união estável de pelo menos dois anos; não estar com infecção urinária; não estar alcoolizado; e não possuir alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST’s).

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *