quarta-feira, abril 24, 2024
CidadesDestaquesPolícia

Relatório da CPI dos Remédios foi entregue nesta sexta-feira ao Ministério Público, Polícia Civil, Gaeco e Polícia Federal

O relator da CPI, Vereador Gualberto e o presidente da Câmara, Professor Diogo Siqueira, no Ministério Público Estadual

TIMÓTEO – Nesta sexta-feira (25) o relator da CPI dos Remédios da Câmara Municipal de Timóteo, vereador Geraldo Gualberto e o presidente da Câmara, vereador Professor Diogo Siqueira, foram ao Ministério Público Estadual, Polícia Civil, Gaeco, Procuradoria da PMT e Polícia Federal, entregar o Relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, que investigou a suposta compra de medicamentos sem a devida entrega no almoxarifado da prefeitura, no governo do ex-prefeito Geraldo Hilário Torres. Ao Tribunal de Contas da União; Tribunal de Contas do Estado; Ministério Público Federal e Estadual, o relatório foi encaminhado via Correio.

No relatório entregue as autoridades constam vários depoimentos colhidos, bem como documentos obtidos, que revelaram o mau uso dos recursos públicos para aquisição de medicamentos e que não foram entregues no almoxarifado da prefeitura.

Durante os trabalhos da Comissão, houve uma tentativa frustrada de desqualificar o brilhante trabalho que vinha sendo feito pelo relator Geraldo Gualberto e por todos os membros da CPI. Uma testemunha que ainda poderá ser processada pelo relator da CPI, teceu várias acusações infundadas contra a atuação da relatoria, que por fim, não conseguiu provar o que havia apenas apresentado numa certidão pública.

FLUXO DE ENTRADA E SAÍDA DE REMÉDIOS

O JBN teve acesso ao relatório da CPI, oportunidade em que observou que em um dos trechos do depoimento de uma servidora pública efetiva, ela esclareceu que “algumas vez chegava medicamentos sem nota fiscal. Que a entrada do medicamento era feita sem o valor, apenas pela quantidade”.

Outro ponto observado pela reportagem do JBN no relatório, nas folhas 35 v, a auditoria dos medicamentos apontou que: “algumas notas fiscais localizadas nas gavetas do almoxarifado, já atestadas como recebidas e não foram sequer recebidas e muito menos lançadas no Viver (Sistema). Apenas diretamente na Contabilidade. Em relação à contagem física de itens do almoxarifado (inventário) e verificação no sistema Viver, apresenta inúmeras divergências, sempre com quantitativo físico menor do que se apresenta no sistema (…)”

Conforme explicou o relator, vereador Geraldo Gualberto, ficou evidente que parte das diferenças existentes entre o sistema contábil e sistema de estoque podem ter ocorrido pelo lançamento de produtos sem valor no sistema de estoque (recebimento de nota).

“Contudo, a razão da ocultação de notas fiscais para lançamento imediato no momento do recebimento da mercadoria, reforça indícios de irregularidades na gestão e fiscalização do contrato”, apontou o relatório.  Ainda, na quebra de sigilo fiscal de algumas pessoas, a CPI identificou “notável acréscimo patrimonial, incompatível com os rendimentos recebidos”.

“Na esteira do elenco de fatos expostos no relatório, entendemos ser necessária e urgente uma ação mais efetiva dos poderes públicos instituídos que resulte no maior controle e fiscalização dos atos praticados pelos agentes políticos”, explicou o relator da CPI Geraldo Gualberto.

“Nós chegamos à conclusão, com base na análise documental e nos depoimentos colhidos que houve um mau uso dos recursos públicos para aquisição de medicamentos, recursos estes utilizados sob a aparente legalidade do processo licitatório, Pregão Presencial nº 002/2018, cuja contratação se deu sob indícios de irregularidades, apontadas no relatório. Entendemos ser necessária e urgente uma ação mais efetiva dos poderes públicos instituídos que resulte no maior controle e fiscalização dos atos praticados pelos agentes públicos”, informou o vereador Geraldo Gualberto.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *