terça-feira, abril 23, 2024
CidadesDestaques

Programa Mobiliza pelos Caminhos do Vale completa quatro anos e chega a 54 cidades participantes

Cerimônia realizada em Ipatinga marcou a entrada de 18 novos municípios na iniciativa que já recuperou mais de 1,4 mil quilômetros de estradas rurais no leste de Minas Gerais

IPATINGA – Diretores e integrantes da equipe responsável pelo programa Mobiliza pelos Caminhos do Vale se reuniram na tarde desta quarta-feira, 13 de março, para a assinatura dos contratos de coparticipação de 54 municípios, sendo 18 novos participantes. A ação marca a comemoração do aniversário de quatro anos do programa, que já beneficiou 1,3 milhão de pessoas em toda a região do Vale do Aço, e é realizada pela Usiminas em parceria com a Associação e Consórcio dos Municípios do Vale do Aço – AMVA / CIMVA.

Com a chegada dos novos municípios, a iniciativa começa a ser aplicada fora da região de origem e mostra potencial para crescer e agregar mais ações em um grande guarda-chuva de cooperação entre empresa, poder público e comunidades. “O programa cresceu mostrando resultados visíveis e mudando a realidade das pessoas de diversas comunidades rurais. E o que foi pensado como uma contrapartida se tornou um programa independente, o ‘Todos pela Água’, que vem ganhado visibilidade e se tornando uma ação de grande impacto para a sociedade”, avalia Túlio Chipolleti, vice-presidente Industrial da Usiminas.

E foi em razão desse crescimento das ações sociais e ambientais, ligadas ao Caminhos do Vale, que a Usiminas decidiu reestruturar sua forma de atuação socioambiental e agrupar as diversas iniciativas em um eixo chamado Mobiliza. “Dessa maneira, organizamos as ações de modo independente para facilitar o desenvolvimento e, ao mesmo tempo, garantimos uma unidade em busca dos objetivos definidos pela empresa”, conta o vice-presidente.

Em quatro anos, o Mobiliza pelos Caminhos do Vale apresentou, entre outros resultados, a recuperação de mais de 1,4 mil quilômetros de estradas rurais e outros 80 quilômetros de vias urbanas em 36 municípios. O trabalho nas estradas é realizado utilizando o agregado siderúrgico – coproduto resultante da fabricação do aço – especialmente tratado para esse fim. Como contrapartida à doação do material pela Usiminas, as cidades participantes realizam a recuperação de nascentes e outras iniciativas socioambientais, com a participação das comunidades diretamente beneficiadas e também estudantes da rede pública de ensino. O resultado é a identificação, revitalização e proteção de quase 1.500 nascentes. No âmbito do programa Todos pela Água, a Usiminas contratou o Instituto Interagir, especializado no tema, para realizar a gestão das nascentes e capacitar as prefeituras parceiras.

O presidente da Amva/Cimva e prefeito de Entre Folhas, Ailton Silveira, ressaltou que o programa melhorou sensivelmente estradas rurais. Ele considera o “Caminhos do Vale” um dos programas mais importantes para a região, com reflexo na integração das comunidades, no atendimento da saúde, segurança e limpeza pública rurais, regularidade das aulas e escoamento da produção. “A Usiminas, mais uma vez, mostra sensibilidade ao nos ajudar a resolver um problema que parecia não ter solução. A interrupção das aulas, por exemplo, é coisa do passado. Por isso, não abrimos mão desta parceria”, disse Silveira.

Para 2019, a expectativa é distribuir cerca de 900 mil toneladas de agregado siderúrgico para a pavimentação de aproximadamente 650 quilômetros de estradas.

Clique na imagem e conheça os resultados do programa :

Caso você queria publicar o vídeo, clique no link para download: https://we.tl/t-cuwiQTsQBi

Resultados

ü  1,8 milhão de toneladas de agregado siderúrgico aplicados

ü  1,3 milhão de pessoas beneficiadas

ü  1.417 km de estradas rurais recuperadas

ü  80 km de vias urbanas recuperadas

ü  72 mil viagens de caminhões 25t

ü  54 municípios participantes no Leste Mineiro

ü  1.445 nascentes em processo de recuperação

ü  572.700 mudas plantadas (média de 396/nascente)

ü  141.960 mourões utilizados

ü  425.880 metros de arame fixados

Cidades participantes

(as novas entrantes estão marcadas em negrito)

  1. Açucena
  2. Águas Formosas
  3. Alvinópolis
  4. Antônio Dias
  5. Belo Oriente
  6. Bom Jesus do Galho – Revés
  7. Braúnas
  8. Bugre
  9. Caratinga
  10. Coimbra
  11. Coronel Fabriciano
  12. Córrego Novo
  13. Dionísio
  14. Dom Cavati
  15. Dores de Guanhães
  16. Engenheiro Caldas
  17. Entre Folhas
  18. Governador Valadares
  19. Inhapim
  20. Ipaba
  21. Ipatinga
  22. Itambacuri
  23. Itanhomi
  24. Jaguaraçu
  25. Jenipapo de Minas
  26. Joanésia
  27. Ladainha
  28. Malacacheta
  29. Manhuaçu
  30. Manhumirim
  31. Marliéria
  32. Mesquita
  33. Naque
  34. Nova Era
  35. Periquito
  36. Piedade de Caratinga
  37. Pingo D’agua
  38. Poté
  39. Santa Rita de Minas
  40. Santana do Paraíso
  41. São Domingos das Dores
  42. São Domingos do Prata
  43. São Geraldo da Piedade
  44. São João do Oriente
  45. São José da Safira
  46. São José do Goiabal
  47. Sem Peixe
  48. Sobrália
  49. Taipé
  50. Tarumirim
  51. Timóteo
  52. Ubaporanga
  53. Vargem Alegre
  54. Vermelho Novo

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *