sábado, abril 20, 2024
CidadesDestaques

Presidentes de Câmaras do Vale do Aço se unem para ampliar representatividade   

O vereador Jadson Heleno convocou e coordenou o encontro.

IPATINGA (Fotos PCReis) – Com o objetivo de ampliar a representatividade das Câmaras de Vereadores,  presidentes dos legislativos das cidades que compõem o colar metropolitano do Vale do Aço estiveram reunidos nesta quarta-feira (30) na Câmara Municipal de Ipatinga. O encontro apresentou como pauta as pendências do governo do Estado com os municípios; instituir um maior intercâmbio entre as Câmaras Municipais; reativar a Associação dos Vereadores e a permanência da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA).

De iniciativa do presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Jadson Heleno, o encontro foi avaliado como positivo por todos os participantes. Na mesma oportunidade, o vereador Jadson Heleno abriu o debate sobre a realidade de cada município. A maior reclamação se concentrou na falta de repasse do governo estadual, que ora totaliza R$ 250 milhões com as prefeituras do colar metropolitano.

Marcelo Afonso (E) ampliou a discussão explicando sobre a importância da reativação da Associação dos Vereadores – Uvermeva.

Professor Diogo Siqueira, de Timóteo, Paulo Barbosa Marques, de Caratinga e Adriano Martins, de Fabriciano, foram unanimes em parabenizar o vereador Jadson Heleno pela iniciativa. Professor Diogo declarou que a união dos parlamentos terá um eco ainda maior. “Penso que essa união garantirá uma maior coordenação das ações dos parlamentos”, pontuou o professor. Já o presidente da Câmara de Caratinga, Paulinho Barbosa, indicou que os parlamentos necessitam de uma troca de experiência. “Precisamos desta união para que sejamos fortes e ouvidos nas esferas estadual e federal”, destacou. Adriano Martins, presidente da Câmara de Fabriciano, disse que organizar os vereadores em associação é fortalecer os projetos de cada parlamento em função da necessidade dos municípios. “Estamos descobrindo através da iniciativa do vereador Jadson Heleno a força que possui um vereador”, avaliou Adriano.

ARMVA

Os presidentes de Câmaras ainda discutiram a importância da participação da ARMVA com os municípios na formulação de políticas públicas para a região. “Tendo em vista a entrega do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado e eleição e posse dos novos representantes das Câmaras Municipais do colar metropolitano, cabe-nos uma ação conjunta em torno dos interesses regionais”, destacou  Jadson Heleno, presidente da Câmara de Ipatinga.

O presidente da Câmara de Ipatinga ainda informou aos presentes que o colar metropolitano do Vale do Aço abrange 28 municípios e possui uma população estimada  em mais de 500 mil habitantes. “Se unirmos força estaremos muito mais capacitados para resolvermos os problemas comuns da população”, resumiu Jadson.

PRESENÇA

Além do anfitrião vereador Jadson Heleno, participaram do encontro os presidentes Adriano Martins (Coronel Fabriciano), Professor Diogo (Timóteo), Hermano Lotte (Açucena), Rodrigo Ticão (Antônio Dias), Plínio Cesar Pinto (Braúnas), Paulo Barbosa Marques (Caratinga), Eduardo Freitas (Dom Cavati), Luciano Tavares de Freitas (Entre Folhas), Jadir Rodrigues (Ipaba), Webert Ferreira Fontes (Iapu), Paulo Rodrigo Godoy (Jaguaraçu), Edson Braga Santos (Joanésia), Joerso Marques (Vargem Alegre) e João Luiz Andrade, coordenador da ARMVA.

A próxima reunião dos presidentes de Câmaras do Colar Metropolitana estará acontecendo no dia 18, a partir das 17h, no Plenário da Câmara Municipal de Timóteo. Neste encontro estará sendo discutido o Estatuto da Associação dos Vereadores do Vale do Aço.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *