Prefeitura de Timóteo treina brigada contra incêndios florestais

Timóteo – O treinamento compõe uma das etapas do Plano de Municipal de Combate a Incêndios, que já contou com Campanha Educativa e construção de aceiro no entorno do Parque do Rio Doce

Com a finalidade de atender ao Plano Municipal de Combate a Incêndios foi realizado na manhã desta quinta-feira (22) mais um treinamento voltado para servidores da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Habitação da Prefeitura de Timóteo.

O treinamento é uma iniciativa conjunta das Secretarias Municipais de Obras e de Planejamento por meio das subsecretarias de Serviços Urbanos, Defesa Civil e de Meio Ambiente. O treinamento foi ministrado pela empresa Combat Fire Brasil e essa etapa foi voltada especificamente para combates a incêndios florestais com a utilização de um caminhão próprio para essa finalidade.

Leone Vitorino, da empresa Combat Fire e responsável pelo treinamento, explica que essa iniciativa (treinamentos de brigadistas) é importante para debelar focos com mais rapidez, qualidade e autonomia, tornando a ação mais eficiente. Na oportunidade os brigadistas voluntários receberam noções sobre os equipamentos utilizados como bicos, mangueiras, uso da água e a prática operacional propriamente dita.

Segundo a subsecretária de Serviços Urbanos, Gabriela de Bem Caliman, cerca de dez brigadistas participaram da atividade desta quinta-feira, incluindo servidores da Secretaria de Obras e pessoas ligadas a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (ASCATI).

Este treinamento compõe uma das etapas do Plano de Combate a incêndios, que já contou com a Campanha Educativa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, atingindo aproximadamente 1.100 abordagens, além da construção de um aceiro de 17 quilômetros realizado no entorno do Parque Estadual do Rio Doce, regional Leste do município de Timóteo/MG.

A brigada de incêndios é um grupo de voluntários treinados e capacitados para atuar na prevenção e combate a princípios e focos de incêndios numa área previamente determinada.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *