quinta-feira, abril 25, 2024
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PMI condiciona reajuste de passagem de ônibus a benefícios aos usuários

IPATINGA – Em coletiva à imprensa na última sexta-feira (5), o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Ipatinga, Agnaldo Bicalho, juntamente com técnicos da repartição, confirmou a publicação de decreto do Executivo autorizando o reajuste da tarifa de transporte coletivo dos atuais R$ 3,80 para R$ 4,20. A elevação de R$ 0,40 no valor representa um índice de 10,52%, aprovado pelo Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT) em reunião ordinária realizada em 11 de março. A concessionária Saritur pleiteava mais que o dobro deste índice, um reajuste de 23,42%, o que elevaria a tarifa para R$ 4,69. Os usuários ainda têm um prazo de 15 dias após a publicação do decreto para se organizarem em relação ao novo valor.

O preço das passagens de ônibus em Ipatinga permanecia inalterado há mais de dois anos. O último reajuste havia sido liberado em dezembro de 2016, na gestão da ex-prefeita Cecília Ferramenta, que concedeu também dois outros aumentos em sequência, no ano de 2015.

A concessionária Saritur também apresentou em sua nova proposta ao município a intenção de reduzir gradativamente os cobradores, o que foi prontamente rejeitado pela administração municipal. O reajuste liberado visa garantir o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão. Ao apresentar sua contraproposta, que foi acatada pelo CMTT, a gestão municipal levou em consideração a evolução do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e dos itens que possuem maior influência sobre o valor da tarifa do transporte coletivo, como os insumos (óleo diesel e pneus) e o custo com mão de obra (salário de motoristas e trocadores), desde o último reajuste, datado de dezembro de 2016.

A proposta apresentada pelo Município foi aprovada por 12 dos 13 conselheiros titulares presentes e com direito a voto na reunião do CMTT. O único a rejeitar o valor autorizado, bem abaixo do reivindicado pela Saritur, representava a própria concessionária, que deixou assim registrada a sua insatisfação. O Conselho é composto por 14 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes.

EXIGÊNCIAS DA PREFEITURA

Além de rejeitar os 23,42% reivindicados pela Saritur, reduzindo-os a 10,52%, a Prefeitura requereu da empresa uma série de medidas compensatórias como condicionantes para autorizar o novo valor da tarifa. Entre as mais relevantes está a oferta de novos horários nas linhas 090 – Alto Canaãzinho, 060 – Alto Bethânia, 031 e 310 – Alto Bom Jardim, 041 – Alto Limoeiro e Barra Alegre, 930 – Morro do Sossego e 050 – Vista Alegre/Vale do Sol, para atender especialmente a população residente em partes altas da cidade.

Conforme os termos acordados junto ao Conselho, a concessionária deve ainda adequar as condições de acessibilidade para atender a pessoas com deficiências físicas. O serviço que hoje é prestado num segundo pavimento da empresa, localizada no bairro Iguaçu, deverá ser transferido para uma central de atendimento na Estação Qualifica, no Centro, mediante obras de adequação, o que deve ser implementado nos próximos 60 dias.

O município também exige da empresa a oferta de linhas nos finais de semana para atender aos eventos culturais no Parque Ipanema. “Não faz sentido algum o principal cartão postal da cidade não ser servido ainda por ônibus, sendo que tantas pessoas se deslocam para o local nos finais de semana”, observou o secretário Agnaldo Bicalho. A partir do dia 27 próximo, a concessionária deve iniciar a prestação desse serviço, já com vistas às programações do aniversário da cidade. Posteriormente, as linhas serão ofertadas aos domingos e dias festivos.

aumento passagem

A concessionária dos serviços de transporte coletivo em Ipatinga tem hoje 82 ônibus em circulação para atendimento às linhas municipais, sendo mais dez de reserva

Nos termos aprovados pelo Conselho Municipal para o reajuste também consta a implantação, em 60 dias, de uma série de benefícios tecnológicos para os usuários do transporte: Wi-fi em todos os carros; um sistema de monitoramento automático da frota, e um aplicativo que permite aos passageiros consultar horários, itinerários das linhas e principalmente ter a previsão de chegada do veículo no ponto de parada em tempo real.

O município requereu ainda da empresa, por notificação, a apresentação de cronograma para renovação da frota de veículos, e está determinado a buscar recursos para a implantação de terminais de integração da rede de transporte coletivo nos bairros Bethânia, Centro e Cidade Nobre.

O secretário Agnaldo Bicalho ressaltou durante a coletiva que “o salto de qualidade no atendimento à população é uma exigência expressa do prefeito Nardyello Rocha. Sabemos que por solicitação da própria população e também do poder público, os ônibus estão limpos, raramente são vistos com poltronas rasgadas ou coisas do tipo, motoristas e cobradores se vestem convenientemente, mas precisamos elevar ainda mais o patamar de bons serviços. É o que o Executivo está reivindicando a partir de agora, como o oferecimento de um transporte melhor para os moradores das regiões mais íngremes do município”.

Gratuidades e redução de passageiros

Em função da Lei Municipal nº 2125, sancionada em 2005, além de policiais militares e outros o transporte coletivo em Ipatinga é gratuito para idosos também na faixa etária de 60 a 65 anos de idade, juntamente com os deficientes físicos. Este contingente de beneficiados representa atualmente 102 mil pessoas/mês. A legislação federal já garante a gratuidade a idosos acima de 65 anos, que seriam hoje cerca de 12.500 pessoas no município e representariam cerca de 70 mil passagens/mês.

Pesquisas mostram que de 2016 até hoje, desde que o último reajuste havia sido concedido, o número de pagantes no transporte coletivo se reduziu de 931 mil para 842 mil a cada mês.

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