sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesSaúde

Neste sábado tem mutirão de mamografia

Timóteo – A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida promoverá mais uma ação dentro da Campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. A campanha foi criada para divulgação não apenas em outubro, mas ao longo do ano inteiro, porque o cuidado com as mamas deve ser uma preocupação permanente.

Neste sábado, 26, haverá um mutirão de mamografia, que atenderá 50 usuárias encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde durante a campanha.

Os exames serão realizados no Hospital e Maternidade Vital Brazil pela manhã e à tarde. A mamografia é um exame complementar de rastreio por imagem, que pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor o resultado do tratamento e a possibilidade de cura.

Na ocasião, a Secretaria de Saúde também promoverá no horário de 8 ao meio dia mais uma edição do Projeto “Tenda da Saúde no seu Bairro”, que ficará próxima à entrada da Clínica Salusmed, onde serão realizados os exames. A equipe de saúde fará um atendimento voltado para a saúde da mulher, com distribuição de panfletos e orientações sobre o câncer de mama e de colo de útero.

Será disponibilizada a aferição de pressão das pessoas que participarem da Tenda. A ação da Campanha Outubro Rosa contará também com um momento de descontração, onde as profissionais de beleza, maquiadoras Gleice Helena e Alberta Deodato oferecerão gratuitamente serviços de limpeza de pele e maquiagem para o público feminino.

No mês de outubro, as Equipes de Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde estão desenvolvendo várias atividades de prevenção ao câncer de mama, entre as quais: orientações sobre a saúde da mulher, realização de exames preventivos, palestras, rodas de conversa, café com prosa, oficina de confecção de tiaras e turbantes, aulão de ginástica e apresentação de Dança do Ventre.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *