quinta-feira, abril 18, 2024
CidadesDestaquesSaúde

Mutirão contra a Dengue no Macuco contou com a presença do prefeito Douglas Willkys

TIMÓTEO – Com a divulgação do alarmante número de focos do mosquito Aedes aegypti no Bairro Macuco, diagnosticado pelo Levantamento de Índice Rápido (LIRAa) de 2019, uma grande ação governamental, com a presença do prefeito Douglas Willkys,  do vice-prefeito José Vespasiano Vespa e do secretário de Saúde, Eduardo Morais, marcou o Dia D contra a dengue no último sábado, dia 2, no bairro Macuco, na regional Leste de Timóteo. O mutirão, desenvolvido pela Secretaria de Saúde, contou ainda com a presença de servidores públicos e o apoio das Secretarias de Governo e Comunicação, Assistência Social, Obras, Educação, Corpo de Bombeiros Militares e Polícia Militar.

 Os agentes e voluntários recolheram todos recipientes que pudessem acumular água. Também foram recolhidos entulhos e inservíveis que estavam no interior dos imóveis.

A concentração ocorreu às 8h na Unidade Básica de Saúde José Antônio Silva. Divididos por equipes, o pessoal percorreu todos os 53 quarteirões do bairro, visitando casa por casa, com distribuição de informativos e conscientizando os moradores sobre o risco de epidemia.

O mutirão foi iniciado pela regional Leste por causa do elevado índice de infestação no bairro Macuco, de 7,32%, apontado no primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. De posse de sacolas de lixo, os agentes e voluntários recolheram todos recipientes que pudessem acumular água. Também foram recolhidos entulhos e inservíveis que estavam no interior dos imóveis.

O prefeito Douglas Willkys foi pessoalmente de casa em casa para conversar com os moradores sobre o risco de um surto de dengue no município. “Nesse momento é muito importante o comprometimento de todos os moradores nessa guerra contra o mosquito”, reforçou.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Eduardo Morais, a Administração municipal optou pelo mutirão haja vista que 90% dos focos do mosquito apontados pelo LIRAa estão no interior das residências. Ao longo desta semana, equipes da Secretaria estarão no bairro reforçando as ações de identificação de focos e eliminação dos mesmos. Ele lembrou que essa mobilização será realizada em toda a cidade.

Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Macuco, Washington Luiz Ferreira Santos, a iniciativa da prefeitura é fundamental como forma de reforçar e alertar a população sobre esse grave problema. Na opinião do líder comunitário, esse trabalho (de visitar casa por casa) deveria ser feito mais vezes para ressaltar o papel de cada morador no combate contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *