terça-feira, abril 23, 2024
CidadesDestaques

Ipatinga realiza formação sobre Educação Patrimonial nesta sexta

IPATINGA – Através do Departamento de Cultura, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga realiza nesta sexta-feira (15), de 13h às 17h, uma formação sobre “Educação Patrimonial”. A ação, programada para o auditório da Estação Ferroviária Intendente Câmara, é dirigida a educadores, arquitetos, artistas, membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico (Comphai).

A formação se dá em cumprimento a diretrizes do Plano Municipal de Cultura, que exige investimento em capacitações dos setores responsáveis pela Gestão do Patrimônio Cultural na cidade e profissionais afins. Oficializado pela Lei 3.838, de julho do ano passado, o Plano lista 22 metas que devem ser atingidas nos próximos dez anos. A previsão é de que o documento seja revisado a cada dois anos, mas em síntese busca a construção de uma gestão cultural plena, com desenvolvimento das artes e fortalecimento das expressões culturais, da educação, produção e difusão da cultura no município.

Ipatinga é uma das poucas cidades do Brasil que possuem um Plano Municipal de Cultura, mecanismo fundamental para o planejamento e execução, em longo prazo, de políticas públicas organizadas na área. Aguardado por mais de uma década, o documento foi construído a muitas mãos, sendo depois encaminhado ao Legislativo para avaliação, aprovado em plenário e posteriormente sancionado pelo prefeito Nardyello Rocha. O processo de elaboração incluiu etapas como Fóruns Setoriais, audiência pública e a Conferência Municipal de Cultura.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *