sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesSaúde

Fabriciano divulga calendário de vacinação contra a gripe para 369 pacientes acamados

FABRICIANO – As equipes da Secretaria de Governança de Saúde já iniciaram a vacinação em domicílio de idosos acamados. A ação começou na semana passada e segue até o dia 22 de maio, a partir das 14h – o calendário está disponível ao final matéria. Hoje, 369 pacientes nesta condição estão cadastrados na rede municipal de saúde e todos receberão as doses.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunização, Tatiana Cunha explica que o benefício é apenas para quem não tem condições de locomoção. “Esta é uma estratégia para conseguir imunizar o maior número possível de pessoas que integra os grupos prioritários da campanha, com destaque para os idosos e pessoas com doenças crônicas que estão acamadas”, reforça a profissional.

Demais pessoas devem procurar a sala de vacinas da Unidade de Saúde de referência para ser imunizada contra a gripe. Em Fabriciano, as doses estão disponíveis em 13 salas de vacinas nas Unidades de Saúde durante a semana. Para receber a vacina contra a gripe, é necessário apresentar documento de identidade e cartão de vacinas para atualização.

Além de idosos com mais de 60 anos, devem ser vacinadas contra a gripe  crianças de 6 meses e menores que 6 anos; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde;  professores de escolas públicas e privadas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis; jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além da população indígena.

COBERTURA AINDA BAIXA

Com a realização do Dia D no último sábado, 4, a Secretaria de Saúde conseguiu imunizar cerca de 42% da população alvo. Mas apesar dos esforços, a cobertura vacinal ainda é considerada baixa, sobretudo, entre os professores e profissionais da Educação. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica e Imunização, no município, 1.428 professores da rede pública e privada têm direito a vacina gratuita nesta campanha; mas apenas 306 procuraram as UBSs para se imunizar (21,43%).

“A imunização dos professores é estratégica, pois são pessoas que circulam em todos os meios; têm contato diário com todos os alunos. O direito a vacina contra a gripe gratuita foi uma conquista da própria categoria, mas que infelizmente, não tem sido aproveitada por boa parte dos profissionais”, sensibiliza Tatiana Cunha.

O objetivo da campanha é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da influenza.

CRONOGRAMA PARA VACINAÇÃO DOS ACAMADOS:

Unidade de Saúde Floresta: 29/4 e 30/4

Unidade de Saúde JK: 2/5

Unidade de Saúde Caladão: 3/5

Unidade de Saúde Santa Cruz: 6, 7 e 8/5

Unidade de Saúde Recanto Verde: 9/5

Unidade de Saúde São Domingos: 10/5

Unidade de Saúde Centro: 13/5

Unidade de Saúde Morro do Carmo: 14/5

Unidade de Saúde Santa Terezinha: 15 e 16/5

Unidade de Saúde Mangueiras: 17/5

Unidade de Saúde Amaro Lanari: 20/5

Unidade de Saúde Caladinho do Meio: 21/05

Unidade de Saúde Caladinho de Cima: 22/05

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *