Campanha de Prevenção a Incêndios Florestais 2019 em Timóteo

TIMÓTEO – Os parceiros do Plano Integrado de Educação Ambiental de Timóteo (PIEA) estão promovendo a Campanha de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais, que objetiva a maior conscientização da população sobre os risco de incêndios florestais com a chegada do tempo seco, tanto na cidade como na área rural. O PIEA orienta que a ocorrência de incêndios florestais, além do desequilíbrio ambiental, coloca a saúde e a vida das pessoas em risco.

De julho a agosto, estão previstas onze ações ambientais educativas abrangendo várias regionais. As atividades serão realizadas no período da manhã, a partir das 8h. A comunidade do Distrito de Cachoeira do Vale será a primeira contemplada com orientações e distribuição de panfletos nos dias 9 e 10 de julho.  No dia 16, a ação acontecerá nos bairros Ana Rita e Esplanada.

Os moradores dos bairros Novo Tempo e Bandeirantes recebem os parceiros do PIEA no dia 17. Nos dias 23 e 24 de julho serão contempladas, respectivamente, as comunidades do Novo Horizonte e Primavera. No mês de agosto, a agenda das ações ambientais é a seguinte: dias 01 e 02, bairros da Regional Leste; dia 08, São Cristóvão e Vale Verde; dia 15, João XXIII; e, dia 16, Petrópolis.

Danos

Os incêndios florestais aumentam a poluição do ar; destroem as matas e causam perda da biodiversidade; interrompem o fornecimento de energia, destroem casas, cercas e equipamentos; provocam acidentes de trânsito e prejudicam a aviação; afetam a produção; comprometem o ciclo hidrológico e o sistema climático regional; prejudicam a recuperação das áreas verdes, expõem o solo à força da chuva, aumentando a erosão; provocam assoreamento dos rios e inundações, possibilitam o carreamento de material para vias públicas; deixam a paisagem sem atrativo.

Os parceiros do PIEA também alertam sobre cuidados necessários para a prevenção de incêndios, como não brincar com fogo; descartar pontas de cigarro e fósforos perto de vegetação; não colocar fogo no lixo no fundo de quintal e em áreas públicas; verificar se as brasas estão apagadas ao usar fogo para churrasco; fazer aceiros se possuir uma propriedade rural; e tomar cuidado com produtos inflamáveis.

Ao menor sinal de fumaça, as autoridades competentes devem ser avisadas. Os telefones de contatos úteis são: Corpo de Bombeiros Militar, 193; PMMG: Net denúncia, Disque Denúncia 181; Prefeitura: Limpeza Urbana –  38474776, Meio Ambiente – 38474786 e Ouvidoria – 38474780.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *