Banda Santa Cecília se apresenta na Feira do Timirim neste domingo, dia 9

TIMÓTEO – A Banda da Corporação Musical Santa Cecília realizará uma apresentação no domingo, 09/06, à partir das 9:30h, na Feira Livre do Timirim. Trata-se do projeto “Sons da Cidadania”, que pretende resgatar a tradição musical de Timóteo.

A Prefeitura de Timóteo, por meio das Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Timóteo renovaram o convênio com a Corporação Musical Santa Cecília no início de Abril com vigência até 31 de Dezembro. O aditamento do convênio confere o repasse de R$ 57 mil, que serão divididos em 8 parcelas. Em contrapartida, a Corporação Musical Santa Cecília realizará 10 apresentações no município em datas distintas e oferecerá aulas a 50 alunos da rede pública de ensino na faixa etária de 10 a 17 anos.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, José Vespasiano Cassemiro (Vespa), afirmou que o convênio resgata e valoriza a Corporação pela sua história. “Além de incentivar a cultura musical na nossa cidade, a  banda traz na sua essência, elementos que agregam valor à família”, salientou Vespa. O projeto Sons da Cidadania visa o desenvolvimento do potencial da criança e do adolescente na área musical, em diversos instrumentos. A primeira escola municipal a iniciar a Oficina de Percussão é a Angelina Alves de Carvalho, localizada no bairro Bela Vista.

Corporação

Fundada em 1950, a Corporação Musical Santa Cecília possui um acervo com mais de 600 músicas entre clássicas e folclóricas, com apresentações realizadas em diversas cidades mineiras e outros estados.

O reconhecimento público da importância da trajetória da Banda está em fase de análise pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Timóteo. Por meio de legislação criada recentemente, os conselheiros estão avaliando os procedimentos para que se tenha o Registro de Bens Imateriais, como titulação a ser concebida ao trabalho desenvolvido pela Corporação Musical Santa Cecília.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *