sexta-feira, abril 19, 2024
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Professores falam das iniciativas desenvolvidas e as experiências com atividades não presenciais

As professoras Deisi Ane Ferraz e Elba do Nascimento de Matos

Redação – A pandemia causada pelo coronavírus trouxe uma nova realidade para o ano de 2020 e apresentou um cenário desconhecido. A Educação, assim como outros setores, precisou se adaptar e, em meio ao isolamento social, garantir a realização das atividades, mesmo que de forma remota. Na semana em que se comemora o Dia do Professor, vamos mostrar exemplos de educadores que buscaram se reinventar e se redescobrir, nos diversos anos, etapas e modalidades de ensino da rede pública estadual mineira, desenvolvendo diferentes iniciativas para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem dos seus estudantes durante o Regime de Estudo não Presencial.

As professoras Deisi Ane Ferraz e Elba do Nascimento de Matos, da Escola Estadual Doutor Jonas de Faria Castro, em Carangola, estão colocando em prática toda a criatividade para a construção de diferentes iniciativas que buscam atrair os olhos e a curiosidade dos alunos na realização das atividades escolares neste período em que as aulas presenciais estão suspensas. Elas lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental e já trabalham juntas há algum tempo. E foi pensando em como se aproximar cada vez mais dos estudantes dessa faixa etária, que nasceu a ideia de produzir um vídeo.

Elba destaca que a escola tem realizado atividades diferenciadas para incentivar a participação dos alunos durante o Regime de Estudo não Presencial, como teatro, jogos, contações de histórias, dentre outras possibilidades. “Mas, a gente queria algo novo. Por isso, pensamos numa paródia que tivesse letra bem repetitiva e que fosse fácil de cantar, para que os alunos guardassem na memória e se lembrassem quando fossem estudar”, recorda. “Simulamos os alunos estudando com o Plano de Estudo Tutorado (PET), recebendo medalhas e outras situações. A ideia era que ficasse bem engraçado”, complementa.

Para Elba, o fato de ter feito o vídeo serve para mostrar que, a partir de pequenas ações e simples atitudes, é possível se aproximar ainda mais dos alunos, neste momento em que todos vivemos algo até então desconhecido. “Porque, às vezes, a gente acha que é impossível alcançar todos os alunos, mas é só ter um pouco mais de dedicação e carinho que a gente consegue”, defende.

Já nos anos finais do ensino fundamental, buscar incentivar os alunos e conquistar a atenção deles para os conceitos e os temas trabalhados nas aulas de ciências é o que propõe a professora da matéria dessa etapa da educação básica, Geralda Diolina Alves Machado, da Escola Estadual Dr. Jacinto Campos, em Pompéu.

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