quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesDestaques

Aperam BioEnergia, Senar Minas e parceiros capacitam mais de 170 pessoas em 2 meses

Moradores de Minas Novas, Turmalina, Itamarandiba e comunidades participam de diversos cursos no último bimestre

REDAÇÃO – Em 288 horas/aula, 175 moradores de comunidades de Minas Novas, Turmalina e Itamarandiba participaram das capacitações desenvolvidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG) em parceria com Aperam BioEnergia e Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba, Minas Novas e Clube do Galope de Turmalina. As capacitações dão oportunidades aos moradores de aprenderem ou aprimorarem habilidades, promovendo o desenvolvimento sustentável da região.

Na cidade de Itamarandiba, foram quatro cursos realizados, sendo um deles dando apoio à Secretaria Municipal de Educação, no treinamento de primeiros socorros para  profissionais de escolas, em conformidade com a Lei 13.722/2018 (Lei Lucas). Ela determina, entre outras exigências, que instituições públicas e privadas da educação básica devem possuir professores e funcionários capacitados a prestarem primeiros socorros ao seu corpo discente. Sendo assim, o curso SOS – Primeiros Socorros, realizado no dia 1º/06, serviu para atender essa demanda.

Os outros cursos em Itamarandiba foram: Operação de Drone (13 a 15/05), na sede do município, Corte e Costura Feminino (6 a 10/05), na Comunidade Setúbal, e fechando o mês de junho, de 25 a 29, Reciclagem de PET – Vassoura, na Comunidade Santa Joana.

Em Minas Novas, foram várias realizações. Na comunidade Palmital, teve o curso de Cuidador de Idosos (6 a 10/05), em Lagoa Grande, teve o de Fruticultura (3 a 7/06). O curso Esporte na Escola foi realizado em duas comunidades: Lagoa Grande (31/05) e Cabeceiras/Palmital (1º/06). Em Turmalina, foram realizados os cursos: Fossa Séptica (10 a 14/06), na comunidade Campo Buriti; e o de Carpinteiro (29/04 a 3/05), no espaço do Clube do Galope.

Potencial de desenvolvimento

A Aperam BioEnergia investe na formação de pessoas para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua, conforme declara o gestor de Responsabilidade Social da Empresa, Raimundo Lima: “Nos esforçamos para, cada vez mais, oferecer oportunidades aos moradores da região de se profissionalizar e expandir seus conhecimentos. Esse aprendizado pode ser útil no trabalho e dentro de casa.”

Para o gerente regional do Senar-MG, Luiz Rodolfo, a região é próspera e, felizmente, pode contar com a parceria de pessoas e empresas como a Aperam no crescimento do local. “Temos uma grande demanda na região de Minas Novas, Turmalina, Itamarandiba, e em seu entorno. Conseguimos atender diversos cursos e temos interesse de crescer cada vez mais. Temos um impacto bem relevante nos treinamentos, principalmente na área da Silvicultura. A região, que possui alto potencial agropecuário, tem de tudo para crescer, entre outras coisas com a parceria do Senar”, comentou Luiz.

A dona de casa Amanda Silva mora na Comunidade Palmital e participou do curso Cuidador de Idosos. Convidada por uma vizinha, ao pensar que um dia possa precisar cuidar dos pais e da sogra, ou orientar alguém que precise, ela aceitou participar. “Durante o curso, aprendi que temos de ter paciência. Se você propõe cuidar de alguém, que faça bem feito e com carinho,” comentou Amanda.

Melhor qualidade de ensino

O curso Esporte na Escola levou aos participantes novas formas de ensino, que chamam atenção dos professores e agregam qualidade ao aprendizado dos alunos. “Vi os olhos dos professores brilhando com uma satisfação enorme em estar ali, aprendendo e aperfeiçoando ainda mais o ensino,” comentou a diretora da Escola Municipal São Vicente de Paula, Cirleia de Aguiar.

Para Cirleia, a escola só tem a ganhar, uma vez que os professores participantes estão empenhados em aplicar o que vivenciaram durante o curso. E declarou que já se reuniram para confeccionar o material a ser trabalhado com os alunos. “Quando temos oportunidade, fazemos questão de  participar dos cursos que a Aperam BioEnergia vem oferecendo,” completou a Diretora.

A professora Neide Martins conta que novas oportunidades de diversificar o trabalho e conhecimento sobre  métodos de ensino, que proporcionem aos alunos maior interesse e satisfação no aprendizado a  motivaram  a participar do curso Esporte na Escola. “Melhorar a qualidade dos planos de ensino, levando mais diversidade e ludicidade que favoreçam uma melhor formação dos alunos é o próximo passo a ser dado,” segundo Neide.

Aprendizado que edifica

Os cursos realizados pelo Senar-MG, em parceria com a Aperam BioEnergia, no Clube do Galope, em Turmalina, proporcionaram mais que aprendizado aos participantes. Além do conhecimento técnico, a prática da Carpintaria desenvolvida pelos alunos durante o curso possibilitou a construção de um galpão no local.

Eles utilizaram madeira tratada doada pela Aperam BioEnergia, aplicando técnicas de manuseio da madeira roliça. “Por meio do Senar-MG, fizemos o curso de Pedreiro e depois tivemos a oportunidade de realizar o de Carpinteiro, e o clube recebeu a benfeitoria, que foi esse galpão. Isso une vontades e deixa um marco  de tirar o chapéu,” ressaltou a presidente do Clube do Galope, Dulcinéia Rocha.

Além das técnicas ensinadas, foram trabalhadas habilidades básicas como: higiene, segurança no trabalho, postura pessoal e profissional. “Trabalhamos, também, as habilidades específicas e gerenciais, norteando o participante  para trabalhar no mercado como prestador de serviço,” completou Dulcinéia, que também é mobilizadora dos cursos do Senar Minas em Turmalina, Veredinha e Leme do Prado.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *