Aperam BioEnergia recebe Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável

Redação – Durante a manhã de terça-feira (17/09), cerca de 10 membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Itamarandiba (CMDRS) tiveram a oportunidade de conhecer as principais áreas da Aperam BioEnergia. A visita integra o projeto Conhecendo a Aperam BioEnergia, que permitiu aos visitantes compreender melhor  o processo de produção sustentável do carvão vegetal, os trabalhos de pesquisa e melhoramento genético do eucalipto, além de conhecer os projetos sociais desenvolvidos nas comunidades em parcerias com entidades da região.

O roteiro teve início com apresentação do vídeo de segurança e da explanação sobre o conceito do Aço Verde Aperam. Em seguida, os visitantes foram direcionados ao Viveiro de Produção de Mudas, visitaram a área de Melhoramento Genético do eucalipto e Laboratório Entomológico, onde conheceram o processo de controle biológico de pragas. Logo após, passaram pela represa Campo Branco, onde há trabalho de recuperação de área realizado pela BioEnergia. O final da visita foi na Unidade de Produção de Energia Renovável (UPER) São Bento.

De acordo com o gestor de Responsabilidade Social da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, o projeto Conhecendo a Aperam BioEnergia tem proporcionado a aproximação da Empresa com os moradores e entidades da região de maneira positiva. “Ao recebermos visitantes, estreitamos laços e mostramos que somos parceiros no crescimento da região e cuidados com o meio ambiente”, comentou.

De mãos dadas com a sustentabilidade

Segundo o secretário de Agricultura e membro do CMDRS, Herculano Gusmão, um dos recursos implantados na BioEnergia pode fazer diferença na disposição de água da região. “O que mais chamou atenção durante a visita foram os piscinões de captação de água das chuvas, sendo de primordial importância para manutenção e preservação dos recursos hídricos, principalmente pela escassez hídrica que estamos enfrentando atualmente,” avaliou Herculano.

O presidente da Fundação Aperam Acesita,Venilson Vitorino, acompanhou a visita e ressaltou a preocupação da BioEnergia com o desenvolvimento sustentável da região. “Desde o preparo da melhor muda de eucalipto para cultivo até a entrega do carvão vegetal na Usina, em Timóteo, há um intenso trabalho de responsabilidade socioambiental, que envolve as comunidades da região”, disse.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *