Aperam BioEnergia participa de evento internacional sobre florestas renováveis

Realizado em São Paulo nesta semana, evento reuniu grandes empresas, lideranças e especialistas – A esquerda, Edimar de Melo Cardoso, diretor de operações da Aperam BioEnergia

Belo Horizonte – “Somos parte de uma grande comunidade.” A frase de Edimar de Melo Cardoso, diretor de operações da Aperam BioEnergia, foi um dos destaques da apresentação da empresa no HDOM Summit. Entre outros aspectos, o executivo apresentou as iniciativas da empresa no suporte ao desenvolvimento da região ao investir em gestão socioambiental, tecnologias verdes, fomentar geração de renda e ao apoiar produtores locais e manifestações culturais. O evento internacional ocorrido nos dias 10 e 11 em São Paulo, reuniu grandes nomes do setor florestal. Gestores, lideranças, especialistas, investidores apresentaram e discutiram práticas de gestão, inovações, competitividade e os principais desafios das empresas.

Com atividades em cinco municípios no Vale do Jequitinhonha, que possuem uma população de quase 140 mil pessoas, a Aperam BioEnergia relaciona-se diretamente com cerca de 30 comunidades rurais. A empresa é uma das maiores empregadoras da região, com 2 mil trabalhadores. Por meio da Fundação Aperam Acesita, investe em projetos de geração de renda ligados a apicultura, fábricas de farinha e rapadura, reciclagem e artesanato. Cerca de 250 famílias são beneficiadas diretamente. A empresa também apoia iniciativas de fortalecimento da educação, formação de jovem aprendiz e de desenvolvimento local, em parceria com Senar e Sebrae. Quase 6 mil pessoas já foram beneficiadas.

O diretor da Aperam BioEnergia foi um dos palestrantes do painel “Gestão de Pessoas e Relacionamento com Comunidade”. Ele mostrou como a empresa realiza a gestão de suas equipes a partir do estímulo ao protagonismo e na promoção da carreira. Os participantes do evento também puderam conhecer a importância do carvão vegetal produzido pela Aperam BioEnergia para o chamado Aço Verde. A partir de práticas de gestão socioambiental, com inovações e tecnologias próprias sem igual pelo mundo, o carvão vegetal se torna um dos principais componentes na produção dos aços elétricos e inox na planta siderúrgica da Aperam South America em Timóteo. Ao longo do processo produtivo desses aços especiais há ganhos ambientais, como gestão de água, alta eficiência energética, controle de emissão de gases. Os aços da Aperam são empregados em diversas indústrias e produtos pelo Brasil e pelo mundo.

Sobre Aperam BioEnergia

Instalada no Vale do Jequitinhonha-MG, a Aperam BioEnergia produz e comercializa carvão vegetal, tecnologia, mudas e sementes, a partir de florestas renováveis de eucalipto em Minas Gerais. As atividades da empresa geram cerca de 1.000 empregos diretos na região e são referência na adoção de modelos de gestão sustentável. A colheita, a carga e descarga do forno, o transporte, entre outras fases da carbonização da madeira são totalmente mecanizadas, utilizando os mais avançados equipamentos do segmento florestal. A empresa segue os Princípios e Critérios do FSC® – Forest Stewardship Council®, amplamente aceitos pela comunidade internacional como principal referência de práticas de sustentabilidade no setor. As florestas de eucalipto da empresa têm capacidade de produzir 400 mil toneladas de carvão vegetal por ano e localizam-se nos municípios de Itamarandiba, Capelinha, Veredinha, Turmalina e Minas Novas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *