sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesDestaques

53ª Festa do Rosário movimentou a cidade de Timóteo neste final de semana

O simpático Padre Josimar Nunes presidiu as missas, ao lado dos Reis Festeiros 2019 –  João Henrique e Adriany Gabriella; Edilson e Beth – Reis Festeiros 2020; cantor Maurício Tizumba.
Reis Festeiros 2019 –  João Henrique e Adriany Gabriella; Edilson e Beth – Reis Festeiros 2020
Os Reis Festeiros 2019 – João Henrique e Adriany Gabriella, com o prefeito Douglas Willkys; mestre Luiz Fabiano; presidente da Associação do Bela Vista, Eva Maria; Nenta e Fezinha
O prefeito Douglas, em um dedo de prosa com Maurício Tizumba, Eva Maria Vieira e o mestre Luiz Fabiano
Instituto Reino do Rosário de Timóteo
A elegância das congadeiras

 

Timóteo (Fotos PCReis)– Terminou neste domingo (29), a tradicional Festa do Rosário de Timóteo. O evento teve início no último dia 25 comemorando os 53 anos de existência dos festejos do Rosário. A festa contou com a presença dos grupos de congado, a troca de reinado e a missa solene em homenagem à Nossa Senhora do Rosário. Além da demonstração da fé e religiosidade do povo do Vale do Aço, a festa está inserida no calendário de eventos culturais do município, sendo referência do turismo cultural no estado de Minas Gerais.

Os congadeiros lotaram o interior da Matriz de São Sebastião
Momento de muita fé

O prefeito Douglas Willkys e o vice-prefeito José Vespasiano Vespa, marcaram presença nos festejos. Na oportunidade, o chefe do Executivo garantiu um dedo de prosa com o cantor Mauricio Tizumba, com os Reis Festeiros e com o mestre Luis Fabiano dos Santos.

A 53ª Festa do Rosário é uma promoção da Paróquia de São Sebastião de Timóteo – pároco Josimar Nunes; juntamente com os Reis Festeiros 2019 –  João Henrique e Adriany Gabriella; irmandade Nossa senhora do Rosário de Timóteo Guarda de Congo São Sebastião e Moçambique Instituto Reino Do Rosário.

Congado

Foram convidados para a 20  grupos de congados de Minas Gerais e São Paulo, que se juntaram ao Congado de São Sebastião de Timóteo e a Guarda de Moçambique do Instituto Reino do Rosário, no cortejo pelas principais ruas da Regional Sul e na troca das coroas dos Reis Festeiros. Em coloridos trajes típicos, os congadeiros e devotos rezaram cantando, dançando e tocando os instrumentos de percussão.

Durante a missa presidida pelo Padre Josimar Nunes, na Igreja Matriz de São Sebastião, os congadeiros foram um show a parte. Os novos Reis Festeiros 2019 –  João Henrique e Adriany Gabriella, comandaram o ritmo agudo grupos de congado, que lotaram a matriz em adoração à Nossa Senhora do Rosário.

O domingo foi iniciado com a alvorada, café da manhã e o desfile de apresentação dos grupos. Após a missa na matriz, todos os grupos, após a última apresentação na Praça 29 de Abril, foram conduzidos para a Escola Municipal Angelina Alves de Carvalho, onde foi servido o almoço oferecido pelos Reis Festeiros. As 15h na Praça 29 de Abril foi realizada a Transmissão das Coroas e Apresentação das Guarda. Ainda nesta segunda-feira (30) as Bandeiras hasteadas na Praça Manoel Vitório no Bairro Bela Vista serão retiradas.

Veja como foi a programação do domingo

07:00 Café

08:00 Formação do Reinado

09:00 Início do cortejo

11:00 Santa Missa Conga de Ação e Graça e apresentação do novo Reinado (Participação Especial de Maurício Tizumba)

13:00 Almoço e Apresentação da Corporação Musical Santa Cecília

15:00 Celebração, Transmissão das Coroas e Apresentação das Guardas na Praça 29 de Abril

Dia 30 Retirada das Bandeiras e pagamento de Promessas.

 

 

A rainha Gabriella com a sua irmã Bia, integrantes do Instituto Reino do Rosário de Timóteo

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *