Tenda Literária com espetáculos teatrais movimenta o final de semana em Açucena

AÇUCENA – Através de uma parceria público privada, será realizado pela primeira vez na cidade de Açucena, o festival Tenda Literária, nos dias 26 e 27 de abril, na Praça Edson de Miranda, no centro da cidade. Com uma programação gratuita e bem diversificada, o público terá acesso aos espetáculos teatrais, ações de incentivo à leitura, contação de histórias, oficinas de máscaras, cantinho de leitura, confecção de brinquedos e objetos com papel e materiais de reaproveitamento, livros de graça para as crianças, oficinas interativas artísticas e um grande espaço de brinquedos infláveis e educativos voltado para a temática abordada.


O Tenda Literária só é realizado devido ao patrocínio da Cemig e da Cenibra, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e é realizado pelo Ministério da Cidadania. Tem a produção da Criativo Produções e conta com o total apoio da Prefeitura de Açucena, do Instituto Cenibra e da Uni duni e lê.


O gestor cultural da Criativo Produções, Bruno Minafra, avalia que ações como essa garantem o acesso à cultura e a leitura, oportunizando crianças e jovens de toda a cidade a participar de ações que promovam o acesso à literatura e despertando o gosto pela leitura. O gestor discorre que os participantes do festival terão que percorrer todas as tendas e escolher atividades para participar, para que assim possam ter acesso à área dos brinquedos. Cada criança receberá uma credencial com lacunas a serem preenchidas conforme a atividade que ela queira participar. Após completar o cartão, será autorizada a entrar na área reservada para o teatro e no espaço reservado para os brinquedos, que estará equipada com cama elástica, brinquedos infláveis, jogos de tabuleiro, etc.

“A leitura é um universo de aprendizagem e conhecimento. A iniciativa dos pais e o incentivo às crianças é fundamental para o desenvolvimento intelectual. Buscamos aproximar as crianças deste universo tão rico e encantador. Através de espetáculos teatrais, contação de histórias, doação de livros, espaços agradáveis para ler um bom livro. Esperamos que as crianças se sintam familiarizadas com a leitura e que ela se torne um hábito em sua vida desde a infância. ”, afirma Minafra.

Além das tendas interativas, a programação da sexta feira (26), contará com o espetáculo “Era Uma Vez, Outra Vez”, idealizado pelas atrizes e produtoras Daniela Alves e Mari Antonaci, da DaMa Produções e o espetáculo “Todo mundo conta história” realizado pelo Grupo HistoriArte. No sábado (27), será a vez da “Cantadora” de histórias Rozeli Rocha e Moura, com o espetáculo “História para encantar” e finaliza novamente com o Grupo HistoriArte apresentando o espetáculo “Todo mundo conta história”.

O Tenda Literária contará com os Mestres de Cerimônia “Vovó Carmela”, interpretada pela artista Daniela Alves e pelo personagem “Banha”, vivido pelo ator, jornalista e músico Jefferson Rocha. Toda o receptivo para os alunos na área do Tenda Literária, será conduzido por personagens da literatura brasileira, com atores da renomada Companhia de Teatro Katarriso de Governador Valadares. Participam do Festival nas tendas a Companhia Trupe da Alegria, o Grupo HistoriArte e a empresa Uni duni e lê, especializada em educação interativa oferecendo literatura de qualidade, brinquedos pedagógicos e arte para crianças e adultos

Realização: Ministério da Cidadania – Governo Federal

Patrocínio: Cemig e Cenibra

Apoio: Prefeitura de Açucena, Instituto Cenibra, Vale do Aço Destino Turístico e Uni duni e lê.

Produção: Criativo Produções

Local do evento: Praça Édson de Miranda – Centro – Açucena – MG

Programação:

26 de abril (sexta feira) –  8h30 às 11h e de 13h às 16h.

27 de abril (sábado) – 8h30 às 12h

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *