quarta-feira, abril 24, 2024
Sem categoria

Encontro na Cidade Administrativa debate melhorias para Apac de Inhapim

INHAPIM – A Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) de Inhapim poderá receber melhorias em breve. Na tarde desta quinta-feira (15), a deputada estadual Rosângela Reis e o presidente da unidade prisional, Sílvio César Teixeira de Oliveira, realizaram audiência com o secretário Adjunto de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais, Marcelo José Gonçalves da Costa, para tratar de demandas e solicitar novos investimentos para a associação.

Durante a reunião foram entregues ofícios pedindo a doação de um novo veículo para atender a Apac, para repasses financeiros e outras melhorias para a APAC Inhapim. O secretário adjunto Marcelo Costa informou que avaliará a solicitação e dará prioridade para o atendimento.

A deputada Rosângela Reis elogiou a atuação da Apac e o trabalho de recuperação e reintegração social dos feito na unidade. “As Apacs são os exemplos, dentro do Sistema Prisional, que as ressocializações dos condenados são possíveis. O índice de reincidência no crime é de menos de 10% nas Apacs, enquanto no sistema convencional esse número chega a mais a 80%. O excelente trabalho feito pelo presidente Silvio e pela equipe da APAC de Inhapim mostra isso, com ótimos resultados”, afirmou.

O presidente da Apac, Silvio César Teixeira, disse que a associação conta atualmente com 50 recuperandos, que é como são chamados os detentos. Ele agradeceu o apoio da deputada Rosângela Reis e conta com a ajuda da deputada em todas as questões da associação, inclusive para aumentar a capacidade de atendimento.

O que é a APAC?

As Associações de Proteção e Assistência a Condenados (Apacs) são entidades civis de direito Privado, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados às penas privativas de liberdade. Ela figura como forma alternativa ao modelo prisional tradicional. O método de Apac foi criado em 1973 e está presente em vários estados brasileiros, recebendo inclusive elogios e reconhecimento internacional pelo tratamento mais humanizado e a valorização do ser humano, vinculada à evangelização.

Na APAC, diferentemente do sistema carcerário comum, os próprios presos são corresponsáveis pela sua recuperação, tendo assistência espiritual, social, médica, psicológica e jurídica prestada por voluntários da comunidade. Os presos têm acesso a cursos supletivos, profissionalizantes, técnicos e alguns casos de graduação, oficinas de arte, laborterapia e outras atividades que contribuem para a reinserção social.

O preso condenado à pena privativa de liberdade, nos regimes fechado, semi-aberto e aberto, independentemente do crime cometido e duração da pena, pode ser transferido para o Centro de Reintegração Social, gerido pela Apac, através de ato motivado do juiz da Execução, após serem ouvidos o Ministério Público e a administração penitenciária.

Algumas condições devem ser observadas: o preso deve manifestar, por escrito, o interesse de ser transferido e deve firmar o propósito de ajustar-se às regras do Centro de Reintegração Social após a sua transferência. Também é necessário ter vínculos familiares e sociais na comarca, comprovados no curso do processo ou através de sindicância realizada pelo serviço social judicial e, na falta desse, pelos oficiais de justiça do juízo.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *