terça-feira, abril 23, 2024
CidadesEducação

Professores passam por formação para alfabetizar plenamente aos 8 anos

IPATINGA – Por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Ipatinga, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Ministério da Educação (MEC), foi implantado o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Por meio da iniciativa, cerca de 1.500 professores da Rede Municipal de Ensino terão acesso a formação de qualidade, focada na alfabetização dos educandos.

material didatico

SUGESTÃO de material que os professores poderão confeccionar nas oficinas

O PNAIC auxiliará na principal meta da Secretaria Municipal, que é fazer com que todos os alunos estejam plenamente alfabetizados, com conhecimento de leitura, escrita e interpretação, e ainda sabendo o básico da matemática até os 8 anos.

A formação vem acontecendo no Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que funciona na Escola Municipal Padre Cícero, no bairro Bom Retiro. Nesta semana, encerra-se um dos módulos com turmas de professores. Até o final de maio, quando acontece a conclusão desta fase do PNAIC, estão previstos outros três módulos.

O trabalho de capacitação é realizado por meio de palestras, vídeos, técnicas que ensinam os professores a ler para seus alunos e oficinas para construção de material didático de uso do educador e do aluno. São apresentadas ainda sugestões de práticas pedagógicas a serem utilizadas em sala de aula.

“Pela primeira vez, percebemos que os nossos professores estão passando por uma formação que vai além do material teórico. Conta também com uma importante parte prática que vem sendo priorizada e que servirá para a construção de material que será usado em sala de aula. Isso vai facilitar muito o trabalho de alfabetização dos nossos estudantes, que terão um melhor entendimento do que lhes estará sendo ensinado. Com plena alfabetização, os alunos terão uma compreensão de outros conteúdos sem maiores dificuldades”, afirma o secretário de Educação, Jésus Nascimento.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *