quarta-feira, abril 24, 2024
CidadesEducação

Fundação Aperam Acesita atua na educação como base do desenvolvimento humano

Maria Helena Teixeira, diretora da Escola Municipal Ana Moura,  disse que um dos seus  maiores desafios dentro de uma escola é a alfabetização.

TIMÓTEO – Uma das frentes prioritárias da Fundação Aperam Acesita é atuar na educação. Para a empresa, o ensino precisa ser a base do desenvolvimento humano. Por isso, além de imprimir um forte caráter educativo aos seus programas, a instituição atua diretamente junto às escolas do Vale do Aço (Timóteo e Cel Fabriciano) e do Vale do Jequitinhonha desenvolvendo diversos programas que visam contribuir com a melhoria da qualidade do ensino.

Dentro dessas instituições de ensino, a Fundação conta com diversos parceiros no desenvolvimento de seus projetos educativos. Gestores, professores, alunos, pedagogos – todos somam forças para realizar iniciativas que têm como foco promover o conhecimento e o aprendizado. Entre tantas pessoas que podem ser consideradas elos fortes dessas iniciativas, está Maria Helena Teixeira Barcelos, que hoje é a diretora da Escola Municipal “Ana Moura”, que fica localizada na cidade de Timóteo.

Maria Helena sentiu seu chamado para a educação ainda na sua infância, usava o muro da sua casa como lousa e o carvão como giz. Sua classe de alunas era composta por  suas sete irmãs. “Eu acredito que, desde a minha infância, eu já tinha o dom para a educação. Desde nova, eu gostava muito de estudar e fazia das minhas brincadeiras verdadeiras aulas”, relembra Maria Helena.

Há 32 anos atuando como educadora, Maria Helena confessa que já passou por muitos desafios, mas o amor a profissão a mantém firme. “Pra mim, um dos maiores desafios dentro de uma escola é a alfabetização. Muitas vezes as crianças não têm o acompanhamento dentro de casa e, por isso, temos que redobrar nosso trabalho em busca da qualidade. É nessa parte que a Fundação Aperam Acesita entra como uma grande parceira, trazendo diversos projetos para a nossa comunidade escolar”, destaca.

As ações na área da educação visam contribuir com a melhoria do processo contínuo do ensino, reconhecendo, oportunizando e estimulando práticas e temas educacionais inovadores alinhados com as diretrizes das esferas federal, estadual e municipal.

A Escola Municipal Ana Moura foi uma das escolas contempladas com o projeto “Educando para cidadania”, uma iniciativa da Fundação e parceiros com as escolas públicas do município. Para a diretora, essa foi uma, dentre tantas outras ações, de destaque para a melhoria da qualidade do ensino na escola. “Para o nosso trabalho ter continuidade, precisamos estabelecer parcerias. E é nesse momento que a Fundação nos ajuda a fazer diferença. Projetos como o Educando para a Cidadania são fundamentais para nos ajudar a atingir nossos objetivos”.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *