sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesEducação

EDUCAÇÃO EM FESTA: Ipatinga inaugura cinco novas escolas infantis

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga entregou à comunidade, nesta terça-feira (27), mais duas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), de um total de cinco concluídas pela atual administração. Os educandários inaugurados foram edificados nos bairros Canaã/Bethânia e Nova Esperança, para atender a crianças na faixa etária de zero a cinco anos.

MOMENTO de alegria 

Na última quinta-feira (22), o governo municipal já havia inaugurado a escola erguida no bairro Vila Formosa, nos mesmos padrões. Outra inauguração está programada para as 10h desta quarta-feira (28): a da Escola Municipal de Educação Infantil do bairro Limoeiro. Todas as unidades são demandas antigas da população, socorrendo centenas de mães ocupadas em trabalhos diversos e que não tinham onde deixar e educar seus filhos. O início das aulas está previsto para o dia 1º de março, quinta-feira.

nova esperança

NA EMEI do bairro Nova Esperança também havia uma grande público

O prefeito Sebastião Quintão e seu vice-prefeito e secretário de Educação, Jésus Nascimento, presidiram as solenidades desta terça-feira. Pela manhã, a cerimônia aconteceu na Escola do Canaã/Bethânia e, à tarde, foi a vez do educandário do bairro Nova Esperança.

Educação de qualidade

nova esperança 2

DESCERRAMENTO da placa marca a entrega do equipamento para a população

Em pronunciamentos à comunidade, nesta terça, o prefeito lembrou ainda que uma quinta Escola Municipal de Educação Infantil deverá ser inaugurada em breve, na região do Game, o que aumenta para cinco o número de educandários entregues neste início de ano.

“É um grande avanço para a área no nosso município. Precisamos incentivar nossas crianças, adolescentes e jovens a trilharem o caminho do saber, e o nosso governo não poupa esforços nesse sentido, priorizando a educação com qualidade. A população é que é a verdadeira dona destas obras, para quem elas se destinam”, salientou o Executivo.

inauguração escolas

“A vida escolar dos nossos alunos começa aqui. Estamos atendendo aproximadamente mais 1.200 alunos com as inaugurações das escolas de Vila Formosa, Canaã/Bethânia, Nova Esperança e Limoeiro, além da unidade do Game, que entra brevemente em funcionamento e já tem aulas parcialmente retomadas. Nossa meta é atender a todos os alunos do nosso município que precisam estudar”, acrescentou o secretário Jésus Nascimento.

Maysa Paula Santos, que mora no bairro Vila Celeste, próximo à EMEI do Canaã/Bethânia, tem uma filhinha que vai estudar no Pré 1 da escola e afirma estar muito satisfeita com a nova unidade de educação. “Precisávamos há muito tempo desta escola. O bairro estava carente deste benefício, com muitas crianças precisando estudar. Veio numa boa hora e é um prédio muito bonito, de alta qualidade, como se vê. Nota 10”, avaliou.

Espaço para expansões

Cada uma das áreas cedidas pelo município para a construção das duas Escolas de Educação Infantil é de 2.800 metros quadrados, conforme recomendado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Todos os estabelecimentos têm espaço para futuras expansões, em caso de necessidade.

Recursos de R$ 2,2 milhões foram investidos no educandário do Canaã/Bethânia, localizado na rua Sidônia, 20. O espaço total é de 2.398 metros quadrados, sendo uma área construída de 1.510 metros quadrados, com área externa de 888 metros quadrados (calçada, jardins, playground, estacionamento, pátio, etc).

Na obra do bairro Nova Esperança, foram investidos recursos de R$ 1.723 milhão. A EMEI está localizada na rua Vereador Samuel Gomes Lopes, 693  e dispõe de uma área construída de 891 metros quadrados, com área externa de 949 metros quadrados (calçada, jardins, playground, estacionamento, pátio, etc), o que soma um total de espaço ocupado de 1.840 metros quadrados.

Público alcançado

A escola do bairro Bethânia vai atender 325 crianças pela manhã e à tarde, distribuídas em 15 turmas. Haverá um berçário com 12 alunos, uma turma de Maternal 1 com 15 alunos, outra de Maternal 2 com 21 alunos e mais uma de Maternal 3 com 22 alunos. Quatro turmas de Pré 1 funcionarão no horário matutino e outras cinco no  vespertino, somando180 alunos, além de duas turmas de Pré 2 com 75 alunos.

O educandário do Nova Esperança vai atender 148 crianças em sete turmas. Terá uma turma de Maternal 1 com 15 alunos, uma de Maternal 2 com 21 alunos e uma de Maternal 3 com 22 alunos, além de duas turmas de Pré 1 com 40 alunos e duas de Pré 2 com 50 alunos.

Estrutura Física

A Escola Municipal de Educação Infantil do bairro Canaã/Bethânia conta com dez salas de aula, banheiros, sala multiuso (vídeo, biblioteca), sala de amamentação, sala de lactário, sala dos professores/coordenação, sala da direção e secretaria, cantina, lavanderia, almoxarifado, dois banheiros na recepção e mais dois na copa, além de um banheiro com acessibilidade, área verde abundante e parquinho.

No Nova Esperança, a Escola conta com cinco salas de aula dotadas de banheiro e solário em cada uma, sala multiuso (vídeo, biblioteca), sala de amamentação, sala de lactário, sala dos professores, sala da direção,secretaria, cantina, lavanderia, almoxarifado, dois banheiros na recepção e mais dois na copa, além de um banheiro com acessibilidade, mais área verde abundante e parquinho.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *