quarta-feira, abril 24, 2024
Cidades

APAE de Fabriciano receberá quase meio milhão de reais

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, através da Secretaria Municipal de Saúde, firmou na tarde dessa segunda-feira, 26, um convênio com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade para o Serviço Especializado de Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual, SERDI.

Os recursos são de R$ 478.631,24 (quatrocentos e setenta e oito mil, seiscentos e trinta e um reais e vinte quatro centavos), e segundo o presidente da Apae, Antônio Anício de Assis, serão aplicados no atendimento integral, como saúde, habilitação, reabilitação, assistência social e psicopedagogia. “Essa verba vai financiar os programas do SERDI, onde oferecemos vários serviços propícios para pessoas com deficiência nas famílias e no mercado de trabalho”, disse.

O convênio existe desde 2014 através do programa federal especificado a nível estadual. Como Coronel Fabriciano assumiu gestão plena da saúde em 2017, o compromisso com o repasse passou a ser da Prefeitura, o que segundo Antonio, melhorou o acompanhamento do processo de gestão. “A APAE era sozinha. Hoje tem a parceria da prefeitura, que nos ajuda a cuidar da gestão”, disse. Na oportunidade, a diretoria da instituição agradeceu a administração municipal pelo apoio nos projetos para implantação de políticas públicas de inclusão.

O prefeito, Dr. Marcos Vinicius, reconhece a importância da instituição para o município. “Hoje nós já temos um convênio da Secretaria de Governança Educacional e de Assistência Social com a APAE. Agora fechamos com a Secretaria Municipal de Saúde. Quem tem a ganhar com tudo isso é o cidadão de Coronel Fabriciano”, disse.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Cacau, é histórico o valor financeiro que está sendo repassado para a entidade. “Nós entendemos a importância da APAE na cidade. Vamos repassar mais de R400 mil reais por ano e criar uma junta reguladora para acompanhar todo o desenvolvimento e aplicação do recurso”, disse.

Quem comemorou o convênio foi Gilter Biscotto Moreira, que leva o filho Guilherme todos os dias pela manhã para participar das atividades oferecidas pela instituição. “O convênio é extremamente importante porque envolve saúde. Vai atender muita gente que precisa. O apoio é fundamental na vida do meu filho”, conclui.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *