sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesEducação

Cresce o número de alunos em Ipatinga. 2018 já totaliza 24 mil matriculados

IPATINGA – Conforme dados computados nesta quinta-feira (4), até o momento já foram registrados pela Secretaria de Educação de Ipatinga em torno de 24 mil alunos matriculados na rede municipal para o ano letivo de 2018. O número é 26% maior que o registrado no ano passado, quando foram matriculados 19 mil alunos nas escolas locais.

A expectativa é que este total ainda aumente consideravelmente até o final do período de matrículas, que se estende até o próximo dia 19 nos educandários, para os alunos que fizeram o cadastro nos meses de junho e agosto de 2017.

A maioria dos novos matriculados é da Educação Infantil, que atende crianças de 0 a 5 anos, e dos anos iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano.

Boa parte dos alunos incorporados à rede municipal vem da rede privada. Além da crise econômica que afeta várias famílias, estimulando-as a buscar a gratuidade do ensino, também provocam o fenômeno a elevação da qualidade da educação oferecida pela nova gestão da prefeitura.

A oferta de vagas foi ampliada com a disponibilização de turmas de Educação Infantil na Escola Municipal Padre Cícero de Castro, no bairro Bom Retiro, antes usada exclusivamente pelo Cenfop – Centro de Formação de Professores. Além disso, estão sendo abertas quatro novas creches. Localizadas nos bairros Nova Esperança, Bethânia, Vila Formosa e Limoeiro, elas começam a atender as crianças já no ano letivo previsto para iniciar no dia 5 de fevereiro, recebendo cerca de 750 crianças com idade entre 0 a 5 anos.

Vários outros educandários da rede municipal também vêm criando novas salas de aula para atender estes novos alunos.

A Secretaria Municipal de Educação tem ampliado sua capacidade de atendimento com objetivo de zerar a demanda reprimida que existia no município.

Passado o período regular de matrículas escolares, a previsão é que a partir do dia 22 deste mês as escolas onde ainda haja vagas comecem a atender os alunos que estão nas listas de espera.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *