sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesDestaques

Visitas monitoradas se iniciam na Transitolândia

TIMÓTEO – A educação no trânsito precisa começar desde cedo, dessa forma os parceiros do Projeto Transitolândia, Fundação Aperam Acesita, 85ª Cia da Polícia Militar de Minas Gerais, Prefeitura de Timóteo, Rotary Club de Acesita, Superintendência Regional de Ensino de Cel. Fabriciano e Saritur, proporcionam aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de visitar a Transitolândia.

A Transitolândia é um espaço dedicado à prática. Andando de bicicleta em uma área sinalizada, os alunos recebem orientações sobre as atitudes corretas que precisam ter no trânsito. Antes de visitar a pista os alunos recebem orientações do professor na escola, na sala de aula por meio de uma cartilha multidisciplinar vários assuntos sobre trânsito e meio ambiente são trabalhados.

Durante duas horas, os alunos realizam a vivência na pista de situações que podem ser vividas no trânsito. Além disso, conhecem as placas de trânsito e sinalizações.

A iniciativa busca sensibilizar a turma quanto à sua atuação como pedestre e ciclista, visando o desenvolvimento de sua responsabilidade enquanto cidadão. O projeto tem ainda como foco envolver os adultos, por meio das crianças, a fim de que melhorem a sua atuação no trânsito.

Histórico

Criado em 1998, a Transitolândia tem como público-alvo alunos do 4º do Ensino Fundamental. Desde o ano de sua criação até 2017, o projeto já beneficiou um público de 63.000 alunos, professores e comunidade em geral. Ao longo desses anos, foram realizadas diversas formas de sensibilização como palestras, blitzes, visitas orientadas, concursos, passeatas, entre outras atividades, além de distribuição de cartilhas com orientações sobre um trânsito mais seguro.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *