sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaques

Timóteo usará a antiga Escola Monteiro lobato como depósito da merenda escolar

TIMÓTEO – A Secretaria de Educação e Cultura prepara a mudança do local onde os produtos alimentícios da merenda escolar ficam acondicionados.  O novo local escolhido será o prédio da antiga Escola Municipal Monteiro Lobato, no bairro John Kennedy, que pertence ao município e atualmente está sem utilização, desativado a cerca de dois anos. O funcionamento será provisório, até que seja encontrado um lugar definitivo para estocagem dos alimentos. O novo local é ventilado, arejado e vai contar com vigia 24 horas.

O estoque de alimentos mantido pela Secretaria de Educação é utilizado para abastecer todas as 18 escolas do município, incluindo duas creches municipais e o Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa – CREIA, além das 11 creches conveniadas. Durante o levantamento foram constatadas as péssimas condições do espaço usado para armazenamento de alimentos, que fica no prédio do Almoxarifado no bairro Primavera.

Segundo relatório apresentado pela nutricionista do município, Tárcila Leles e a Supervisora de Merenda Escolar, Creuza de Fátima Arsênio, ficou constatado no local a presença de vários tipos de insetos, baratas, vestígios da presença de pássaros e roedores, inclusive com ninhos. Também foram verificados danos em embalagens como caixas de biscoito e fardos de arroz, provocados por roedores.

Em virtude da situação, a primeira medida determinada foi a retirada dos produtos danificados que foram descartados e inutilizados, incluindo 12 fardos de arroz, caixas de biscoito, tempero, leite, canjica, fubá e farinha láctea. Também foi feita a completa limpeza do local. Apesar dos alimentos não serem estocados diretamente no chão, outra decisão tomada foi a compra, por meio de licitação, de palets de 40 centímetros de altura, feitos de plástico. Eles vão substituir os de madeira usados atualmente, que são mais baixos, dificultando a higienização do local, e sujeitos à ação do tempo.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *