sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaques

Projeto Resgatando a infância é desenvolvido na LBV

IPATINGA – A Legião da Boa Vontade (LBV), em Ipatinga, promoveu de fevereiro a abril, na Oficina de Cidadania Ecumênica, desenvolvida no programa Criança: Futuro no Presente!, o projeto “Resgatando a infância!”.

A iniciativa mostrou à garotada a importância do resgate de brincadeiras e brinquedos, bem como o entendimento do conceito de infância, além de introduzir noções das fases do desenvolvimento humano, envelhecimento e passagem do tempo.

No decorrer do projeto, meninas e meninos realizaram diversas pesquisas, leituras, brincadeiras, roda de conversa com idosos, construção de painel, assistiram a filmes, tudo isso com o objetivo de refletir sobre os tipos de infância através dos tempos, criando momentos de interação e construção de respeito.

Quanto às pesquisas, as crianças foram orientadas a conversar com os pais, tios, avós e demais pessoas do convívio, sobre as brincadeiras e brinquedos de quando eram crianças. Depois, em uma roda de conversas todos compartilharam o que descobriram e se divertiram bastante na quadra conforme o relato de suas pesquisas. “O que eu mais gostei foi de brincar das brincadeiras da infância da nossa mãe e avós. Eles não tinham televisão e, na rua, brincavam de pique bandeira, queimada, pique cola, pique pega, pau na lata e outros”, disse Layane Lima, 14 anos.

No encerramento do projeto, as crianças e adolescentes receberam para um bate-papo, na LBV, a visita de alguns idosos da Ação Evangélica de Amparo dos Necessitados, que atende idosos em situação de longa permanência. Eles trocaram experiências falando como foi infância deles e as crianças contaram como é a infância hoje.

Lauane dos Santos, 10, muito atenta, guardou detalhes: “Gostei muito! Aprendi com eles que a vida passa rápido, que temos de aproveitar a nossa infância porque quando ficarmos velhos vamos sentir saudades. Alguns deles não brincaram muito porque tinham que trabalhar desde pequeno para ajudar os pais. Outros não podiam comprar brinquedos, então eles mesmos faziam seus brinquedos usando pano, sabugo de milho, penas de galinha, palhas, sementes, cascas de frutas, faziam brinquedos com tudo que achavam na roça e brincavam, se divertiam muito!”

“Durante a visita, pude observar o carinho imenso e respeito demonstrados pelas crianças da LBV às nossas internas, em contrapartida a alegria das idosas em compartilhar suas lembranças da infância. Elas interagiram, gostaram muito, disseram que querem voltar. Eu achei ótimo, amei tudo! Fomos bem recebidos por todos, o trabalho de vocês é lindo, parabéns por esta iniciativa!”, ressaltou a cuidadora de idosos da Ação Evangélica de Amparo dos Necessitados, Eva Ferreira.

A Legião da Boa Vontade sempre desenvolve projetos que ampliam a visão dos atendidos quanto aos valores imprescindíveis à vivência da Cidadania Ecumênica. “O projeto visa despertar as crianças e adolescentes para viverem com plenitude essa fase da vida, porque vivemos numa época em que estão perdendo momentos de diálogo, de fazer amigos, tudo está se tornando muito individual. Levando-os a conhecerem como era a infância dos seus pais, mostramos que existem várias maneiras saudáveis e divertidas de se viver e ter uma infância feliz”, destacou a educadora social da LBV Patrícia Costa.

Em Ipatinga, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua João Patrício de Araújo, 225 — Veneza I. Para outras informações, ligue: (31) 3822-8600.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *