Prefeitura limpa córregos para amenizar infestação de pernilongos

TIMÓTEO – Iniciado no último dia 23, os principais córregos do município estão recebendo serviços de limpeza. A programação inclui a limpeza dos córregos do Timotinho, Timóteo, dos Maias (Alegre) e do Atalho (Petrópolis) em toda a sua extensão. Os serviços compreendem limpeza das margens, retirada de resíduos e desassoreamento dos cursos d´água. As intervenções são realizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

O início das atividades só foi possível após a concessão de licenciamento ambiental em caráter emergencial solicitado ao IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), responsável pela autorização de obras e serviços dentro dos cursos d´água. O processo foi comunicado também ao Codema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).

Com a autorização, na segunda-feira (26), as ações de limpeza puderam ser realizadas nos demais córregos. Esta semana, a equipe da Secretaria de Obras está realizando a limpeza no córrego dos Maias, no bairro Alegre, com o uso de uma máquina retroescavadeira hidráulica. A Secretaria de Obras concluiu a limpeza de cerca de 300 metros de extensão, chegando ao bairro Santa Terezinha.

Neste bairro, foi realizado serviços de desassoreamento numa área de alagamentos constantes (próximo à Jova Marmoraria). No córrego do Timotinho, os serviços já foram executados num trecho de 245 metros nos bairros Quitandinha, Olaria até a localidade do Zé Izídio. A limpeza do córrego de Timóteo, abrangerá desde sua cabeceira no bairro Santa Cecília, passando pelo Primavera e chegando até sua foz próximo ao Santa Maria.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *