terça-feira, abril 16, 2024
CidadesDestaques

PMI começa trocar as antigas lâmpadas de vapor de sódio para as lâmpadas de LED

IPATINGA: Após um ano de discussões sobre melhorias a serem realizadas no Centro de Ipatinga, em especial sobre a segurança pública, uma das demandas dos comerciantes, profissionais liberais e demais empresários estabelecidos na região central foi atendida. A Prefeitura Municipal de Ipatinga apresentou o programa Mais Luz, Mais Segurança – Centro, que contempla todas as vias do maior polo comercial da cidade. O evento foi realizado na sede das entidades na manhã de quinta-feira (11).

Em setembro de 2017, a Aciapi e CDL de Ipatinga protocolaram junto à Prefeitura e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) uma carta solicitando a troca e instalação dos novos aparelhos no Centro.

A iniciativa, que também é desenvolvida em outros pontos da cidade, consiste na troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio para as lâmpadas de LED. O objetivo principal da alteração é criar um ambiente mais iluminado e menos favorável para a prática de crimes.

O presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), Cláudio Zambaldi, destaca que a revitalização dos postes de luz foi um dos principais pontos discutidos em 2017. “Reunimos por diversas vezes para definir pontos a serem aprimorados na segurança pública no Centro de Ipatinga, bem como nos demais centros comerciais. Além da questão do policiamento e vigilância particular, também foi apontado a necessidade de uma iluminação mais potente para inibir uma possível ação criminosa”, pontua Cláudio.

Ao lado do prefeito Sebastião Quintão (PMDB), o secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gilmar Luciano Alves, garantiu aos empresários presentes que o serviço no Centro de Ipatinga deve ser finalizado em até 20 dias. Nesta quinta-feira, 75% das ruas da região já foram contempladas.

“O serviço vinha sendo feito, mesmo com a falta de alguns materiais. Agora já estamos com os equipamentos necessários para a troca de lâmpadas em algumas ruas do Centro e teremos mais outra equipe para o trabalho. A luminária de LED traz uma economia de 30% de consumo, o que reflete na economia financeira. Além disso, ela tem uma luminosidade 50% mais potente que as convencionais. O diálogo com a Aciapi e CDL é importante porque os usuários dos serviços tem como nos passar diretamente as demandas mais prioritárias”, informa o secretário Gilmar Alves

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga, reitera a parceria com a Prefeitura e agradece o atendimento desta solicitação. “Fizemos o pedido formalmente, discutimos em conjunto e estamos sendo atendidos. Assim, o Poder Executivo dá a devida importância à classe empresarial, geradora de emprego e renda no município. Além da segurança ainda tem a questão estética, uma vez que as novas lâmpadas dão um novo aspecto ás ruas. Agradecemos e parabenizamos a Prefeitura pelo programa”, salienta José Carlos.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *