domingo, abril 28, 2024
DestaquesSaúde

População diz que fumacê desapareceu das ruas. Será que o mosquito da dengue foi aniquilado?

TIMÓTEO – Os moradores de diversos bairros da cidade de Timóteo e de todo Vale do Aço, estão sentindo falta dos carros do Fumacê nas ruas. Segundo eles, o mosquito da dengue continua fazendo vítimas e as Secretarias Municipais de Saúde andam fingindo que está tudo bem. Cadê o fumacê? É a pergunta que não quer calar.

Embora as campanhas de conscientização continuem,   a população vê o fumacê como um aliado no combate ao transmissor da dengue, zika e chikungunya. A população cobra que as prefeituras façam a parte delas.

Em Timóteo, Fabriciano e Ipatinga, as unidades de saúde continuam lotadas. São casos e mais casos de dengue e Chikungunya, e as autoridades não se movem de fato para continuar dando o apoio que está sendo cobrado da população.

Com o clima ainda quente, e o período chuvoso, a proliferação do mosquito Aedes Aegypti é ainda maior. Leitores do JBN reclamam que o conhecido ‘fumacê’ para combater o mosquito ‘desapareceu’ das ruas das cidades.

Borrifação

A borrifação do inseticida é feita geralmente entre as 16h e 22 horas, momento em que a umidade do ar é menor e auxilia a vazão do produto. Nos dias de chuva ou ventos fortes o trabalho deve ser suspenso, já que isso reduz a eficácia da aplicação. No fumacê, o inseticida usado é o Malathion, cuja fórmula é diferente do vendido em mercados e a venda é exclusiva ao Governo Federal.

Prefeitura de Timóteo

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Timóteo informou que o fumacê deve ser retomado a partir do dia 25 de Março, especificamente nos bairros com maior incidência de focos do mosquito Aedes aegypti. A Secretaria informa também que as notificações registraram queda considerável no município. Na prefeitura de Fabriciano fomos informados de que o Setor de Endemias não divulga o cronograma do carro fumacê. Na prefeitura de Ipatinga não conseguimos retorno sobre o assunto.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *