sábado, abril 20, 2024
CidadesDestaques

Obras da UPA do Bairro Primavera avançam para a fase de equipamentos

TIMÓTEO – A Administração Municipal de Timóteo cumpriu na tarde desta terça-feira (18) mais uma etapa nas obras de conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Primavera com vistoria por técnicos da Gerência Regional de Saúde, de Coronel Fabriciano.

A visita foi conduzida pelo prefeito Douglas Willkys, que estava acompanhado pelo vice José Vespasiano Vespa, do secretário de Saúde, Eduardo Morais, por integrantes do Conselho Municipal de Saúde, pelo comandante do 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Timóteo, tenente Joel Mafra, pelo diretor do Hospital e Maternidade Vital Brazil, Geovane Freitas, e por técnicos da prefeitura.

Inicialmente, o prefeito Douglas Willkys explicou que a obra está praticamente concluída faltando uns poucos detalhes para ser dada por encerrada. Ele aproveitou para explicar os próximos passos, antes da inauguração e início das operações, que é equipar e mobiliar a UPA e, posteriormente, obter o credenciamento para o início dos atendimentos.

Entretanto, essas fases dependem de recursos, seja por meio de emendas, ou transferências por parte dos governos federal e estadual e cujas negociações já estão em andamento. “Temos responsabilidade com a grandiosidade dessa obra, por isso estamos trazendo aqui diversos atores sociais e representantes da sociedade organizada para mostrar os avanços e a seriedade com que estamos tratando esse equipamento público”, disse o prefeito. Ele acrescentou que o objetivo da Administração Municipal é iniciar os atendimentos ao público ainda no primeiro semestre de 2019.

Surpresa boa

Para a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Petronilha Cardoso Quintão foi uma surpresa “muito boa” ver o tamanho da obra e a qualidade que está sendo empenhada para a conclusão da UPA. “Esse é uma serviço que está fazendo falta e que é aguardado há muito tempo pelos moradores de Timóteo”, citou Maria Petronilha.

A especialista em políticas públicas e referência em urgência e emergência da Gerência Regional de Saúde, em Coronel Fabriciano, Renata Lima Bernardes, também elogiou o andamento dos trabalhos. Ela conta que já vem acompanhando a construção há um bom tempo e que o prazo para a entrega das obras já venceram em duas ocasiões. “Acredito que o novo prazo vai ser cumprido mesmo porque atualmente o Centro de Saúde João Otávio, no bairro Olaria, não está comportando mais o fluxo de pacientes”, ponderou.

Estrutura

A nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Primavera, em Timóteo, que está praticamente pronta, ocupa uma área de 1.380 metros quadrados e depois de concluída terá capacidade de atendimento para 300 pessoas por dia.

A UPA de Timóteo será um equipamento para atendimento microrregional e atenderá além da população de Timóteo, moradores de Antônio Dias, Jaguaraçu, Dionísio e Marliéria.

A estrutura da UPA terá 4 consultórios; triagem dos pacientes; salas de raio x, de imobilização, cardiograma, inalação, aplicação de medicamentos; três ambientes para observação de pacientes; duas salas de isolamento; parte administrativa, entre outras.

Segundo o engenheiro da prefeitura e gerente da obra, Alcyr Lacerda, a unidade terá também um sistema de fornecimento de energia própria, cuja homologação da licitação do gerador foi assinado ontem pelo prefeito Douglas Willkys.

Credibilidade

Para o secretário municipal de Saúde, Eduardo Morais, a visita feita na UPA do bairro Primavera na tarde desta quinta-feira significa a credibilidade da atual gestão. “A previsão de entrega dessa obra era 2015, só que não foi feita. Então essa visita hoje é uma forma de mostrar o nosso compromisso com mais acesso e qualidade na saúde”, disse Eduardo Morais.

 

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *