sexta-feira, abril 26, 2024
Cidades

Prefeitura de Fabriciano prorroga inscrições para programa habitacional Fabri, Meu Lar

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano prorroga até o dia 10 de janeiro de 2019, o cadastro de famílias para o programa habitacional “Fabri, Meu Lar”. A iniciativa vai garantir moradia digna para até mil famílias nos próximos dois anos, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. As inscrições podem ser feitas online, pelo site www.fabriciano.mg.gov.br ou presencialmente na sede do Bolsa Família, no Centro; ou da Praça CEU, no Melo Viana.

“A prorrogação dá oportunidade para as pessoas que precisam, e preenchem os critérios do programa municipal e federal, realizar o sonho da casa própria, com segurança e dignidade. A administração do prefeito Dr. Marcos Vinicius já está construindo 788 moradias e assegurou recursos para outras 212, totalizando mil unidades habitacionais. É o maior programa de habitação, com foco no social, dos últimos 20 anos da cidade”, reforça o secretário de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente, Douglas Prado.

Para concorrer à unidade habitacional, o critério de seleção estabelece prioridade para famílias em atendimento de “aluguel social”, comprovado pela Defesa Civil; que façam parte pessoa idosa, comprovado por documento oficial; residentes em áreas de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas, comprovado por declaração pela Defesa Civil; que possuem pessoas com deficiência, comprovado com a apresentação de atestado médico; famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar, comprovado por autodeclaração; e que o solicitante resida no município há no mínimo cinco anos.

A renda familiar também é levada em conta: o valor bruto mensal é de até R$ 1,8 mil, destacando que o Benefício de Prestação Continuada – BPC e o Bolsa Família não podem ser usados para compor a renda do grupo familiar. Também são avaliados outros critérios, tendo prioridade no programa famílias ainda não beneficiadas por programa de habitação social do Governo; que não possuem casa própria ou financiamento em qualquer unidade federal; inscritas no Cadastro Habitacional do Município. “O cadastro deve ser realizado por pessoa com mais de 18 anos ou já emancipado. Não há taxa de inscrição”, completa o secretário Douglas Prado.

SORTEIO

A relação dos candidatos inscritos e aptos será publicada no site da Prefeitura Municipal de Coronel Fabricianowww.fabriciano.mg.gov.br e no Diário Oficial Eletrônico do Município, bem como o número de critérios alcançados. O processo de seleção e sorteio dos candidatos será realizado por empreendimento. Após o sorteio, o contemplado deverá apresentar os documentos e comprovar informações prestadas no cadastro junto a Coordenadoria de Habitação, no 1º andar da Prefeitura.

MIL HABITAÇÕES

O cadastro de famílias para Fabri, Meu Lar é realizado concomitantemente a construção das unidades habitacionais, o que deixa o “sonho da casa própria” mais perto de virar realizar. A Prefeitura segue com as obras em ritmo acelerado para a construção de 788 apartamentos para atender famílias inscritas no programa. São duas frentes de trabalho: no Residencial Contente I, são construídos 288 apartamentos e no Buritis, é realizada a terraplanagem para construção de mais 500 unidades.

Fabriciano não recebe investimentos habitacionais desse tipo desde a década de 80, quando foram construídos os bairros Silvio Pereira 1 e 2.  O convênio foi firmado pela Prefeitura em fevereiro deste ano junto à Caixa Econômica Federal. No Contente, o investimento é 21,6 milhões e, no Buritis, mais R$ 47,5 milhões. Em novembro, o prefeito Dr. Marcos Vinicius assegurou os recursos para a construção de mais de 212 unidades, totalizando mil apartamentos populares.

Além de resolver parte do déficit habitacional da cidade, de aproximadamente 4 mil imóveis, vai gerar mais de 300 empregos diretos e indiretos até o final das obras.

SERVIÇOS

Informações e cadastro online:

www.fabriciano.mg.gov.br

Atendimento presencial:

Sede do Bolsa Família (Rua Pedro Nolasco, nº 107 – Centro)

Praça CEU (Av. Sanitária, nº 2.713 – Melo Viana)

Dúvidas ou mais informações sobre o Programa “Fabri, Meu Lar”

Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente

Coordenadora de Habitação – 1º andar da Prefeitura. Telefone: (31) 3846-7083

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *