sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesDestaques

Inaugurada no Bairro Alegre, a nova Usina de Triagem de Timóteo

Os trabalhadores da Usina de Triagem com o prefeito Geraldo Hilário.

TIMÓTEO – Com a presença do prefeito Geraldo Hilário Torres (PP) e do vice-prefeito Carlos Vasconcelos, a Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente inaugurou nesta quinta-feira (26), a Usina de Triagem, que vai melhorar as condições de trabalho da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (Ascati) e aumentar sua produtividade.

A Usina de Triagem tem área total construída de 1.160 metros quadrados, incluindo um galpão de 940 metros quadrados com cobertura, piso e baias para a guarda de materiais; e área administrativa, com sala, cozinha com refeitório e banheiros num total de 220 metros quadrados.

Localizada no Bairro Alegre, a Usina de Triagem foi viabilizada através de convênio com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde)  no valor de R$ 1, 2 milhão, com contrapartida da Prefeitura em torno de R$ 116 mil. Com a inauguração, a área administrativa e operacional da Ascati será transferida para a Usina de Triagem.

CADEIA PRODUTIVA

O prefeito Geraldo Hilário quer tornar o município de Timóteo uma referência na destinação correta do lixo.

Com a inauguração da Usina de Triagem, o prefeito  Geraldo Hilário quer tornar o município de Timóteo uma referência na destinação correta do lixo. O sonho é criar uma cadeia produtiva, gerando renda para os trabalhadores. “A coleta seletiva nos faz refletir sobre o lixo que estamos gerando na nossa unidade habitacional, a gente já começa a analisar o que é possível ser reciclado, separar o lixo e evitar muita sujeira nas ruas”, concluiu Geraldo Hilário.

PEV”s

Para facilitar a vida dos trabalhadores da Ascati e colaborar para que a população possa participar diretamente da separação do lixo que será direcionado para a usina de reciclagem, estão em fase de construção três pontos de coleta dos recicláveis que funcionarão no Distrito de Cachoeira do Vale, nos Bairros Primavera e Alegre.

O prefeito Geraldo Hilário mencionou que a instalação dos PEV”s vai criar oportunidade para ampliar o debate junto à comunidade sobre a “nossa” responsabilidade em organizar a cidade e zelar pelo meio ambiente, que já começou com a elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos. “A meta é a participação de todos em um processo de conscientização, não só pelo incentivo fiscal, mas pensando na qualidade de vida, no menor impacto ambiental e na organização da cidade, ressaltou o prefeito, adiantando que é foco da administração a consolidação da construção dos três pontos de coleta de recicláveis no menor espaço de tempo.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *