sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesDestaquesSaúde

Hospital Municipal de Ipatinga ganha nova ala de pediatria

IPATINGA – Acompanhado do seu filho, o deputado Federal Leonardo Quintão, o prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, inaugurou na manhã deste sábado (24), no bairro Cidade Nobre, a nova ala de pediatria do Hospital Municipal Eliane Martins. Entre várias outras autoridades e servidores, estiveram presentes ainda durante o evento o vice-prefeito Jésus Nascimento e a secretária municipal de Saúde, Claudiana Azevedo.

inauguração ala pediátrica

Após uma breve oração de agradecimento e saudação ao público, o prefeito Sebastião Quintão compartilhou da sua alegria ao ver concretizada a mudança que irá proporcionar a ampliação dos atendimentos pediátricos.

“Mesmo num cenário de crise, nós estamos, aos poucos, conseguindo colocar Ipatinga em ordem. Nossos apelos têm sido atendidos e estamos recebendo recursos, emendas importantes, e fazendo investimentos em diversas áreas, com o objetivo de favorecer a nossa gente. Tudo isso é fruto de um trabalho sério, austero, junto com grandes homens que têm se empenhado para nos ajudar a fazer justiça social”, resumiu.

Em seu discurso, a secretária municipal de Saúde, Claudiana Azevedo, destacou o comprometimento do deputado Leonardo Quintão com a população de Ipatinga ao destinar, por meio de emendas, recursos financeiros expressivos para o setor.

A secretária de Saúde Claudiana Azevedo comemora mudança que garantirá mais humanização no atendimento às crianças e seus acompanhantes

“Nós estamos presenciando a concretização de vários projetos. A inauguração desta nova ala pediátrica é mais um marco na história de excelência e compromisso dessa gestão com a saúde. Essa implementação fortalecerá a resposta de urgência e emergência, garantindo um cuidado mais integral às nossas crianças, com mais exclusividade no atendimento e humanização. Ai de nós se não fosse o esforço e o empenho do deputado Leonardo Quintão para assegurar todas essas receitas para o nosso município”, ressaltou, lembrando também que com essa medida as crianças estarão inclusive psicologicamente mais protegidas, tendo em vista que, passando pela UPA, muitas vezes presenciavam adultos vitimados por casos graves.

Em seu discurso, o deputado Leonardo Quintão reforçou o compromisso de trabalhar para o desenvolvimento do município. “Continuo empenhado em canalizar mais recursos para Ipatinga, a fim de que projetos importantes como este aconteçam. Isso é só o início. Nós temos que aliviar o sofrimento das pessoas, melhorar a condição de vida delas. Os antecessores deixaram sérias pendências para a administração de Ipatinga, mas nós não deixaremos acumular nada de ruim para frente. Estamos muito empenhados e é certo que ainda teremos conquistas valiosas para a comunidade”, projetou.

Leonardo Quintão destacou seu compromisso de assegurar, ainda este ano, mais R$ 10 milhões para a área da Saúde em Ipatinga, “o principal foco do governo municipal”.

Na próxima segunda-feira (26), o atendimento pediátrico será iniciado efetivamente no Hospital Municipal, a partir da transferência para o novo local dos pacientes sob cuidados na UPA. A portaria principal da unidade hospitalar, na avenida Felipe dos Santos, nº 123, passará a ser a porta de entrada para atendimento emergencial às crianças.

Nova estrutura hospitalar

A nova ala conta com dez leitos de internação e seis de observação. A equipe técnica é composta por dois pediatras em plantão 24 horas, dois médicos internistas, nove enfermeiros, 15 técnicos de enfermagem e um oficial administrativo.

Histórico de atendimento

Segundo a secretária Adjunta de Saúde, Érica Dias, “com a transferência da ala pediátrica, a criança será atendida em ambiente hospitalar adequado e agradável, o que contribui para uma recuperação mais rápida. Caso seja necessário ficar internada, não haverá custos para o seu translado e somente em casos mais complexos ela será direcionada ao Hospital Márcio Cunha”.

Em 2017, foram atendidas na UPA cerca de 2.000 crianças a cada mês. A média de atendimentos/dia foi de 80 e a de internações, duas.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *