quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesDestaques

Fabriciano realiza último LIRAa de 2018. Todas as casas em todos os bairros serão vistadas

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 5, mais um Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. Este é o quarto e último LIRAa do ano. O objetivo é verificar como estão os índices neste fim de ano para que, a partir de 2019, sejam realizadas ações para combater os principais focos em áreas onde a proliferação do mosquito for maior. Apesar do período chuvoso e instável previsto para os próximos dias, a previsão é de que o resultado saia na próxima semana.

O levantamento é realizado três vezes por ano. Em Janeiro de 2018, Coronel Fabriciano apresentou 2.5%. Em função do número de casos de arboviroses (doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e outros mosquitos) registrados em 2017, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) determinou a realização de quatro LIRAas em 2018. Além de janeiro, o levantamento foi feito em abril, os índices chegaram a 4,1%, e em setembro caíram para 1,1%.

A Gerente de Vigilância em Saúde, Vânia Tavares, conta que de novembro de 2018 a abril de 2019, as visitas dos agentes de endemias nas residências serão frequentes na cidade. “Nesse período, iremos visitar todas as casas em todos os bairros. Serão cerca de quatro visitas a cada 15 dias. A partir da quinta ou sexta visita será possível saber onde estão os principais focos do mosquito e combatê-lo. As residências que não possuírem focos serão consideradas casas colaboradoras e receberão menos visitas”, afirmou.

Vale lembrar que o combate ao mosquito Aedes aegypti deve começar nas residências com medidas simples no dia-a-dia de vistoria e eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor. Dentre elas, manter pneus sem água e em lugares cobertos; guardar garrafas e baldes vazios sempre virados para baixo; lavar e secar as vasilhas dos animais antes de trocar água ou ração; desobstruir as calhas e tampar caixas d’água, poços e reservatórios de água em tempos de desabastecimento.

 SERVIÇOS
Seção de Controle de Zoonoses de Coronel Fabriciano

Rua Afonso Damasceno, número 839, no bairro Nazaré.

Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h.

Mais informações, dúvidas e denúncias pelo telefone 3846-7614.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *