sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaques

Fabriciano realiza campanha contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Assistência Social, promove neste mês a Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O intuito da campanha é sensibilizar a sociedade quanto à prevenção e enfrentamento da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes do município, divulgar a Campanha “Faça Bonito”, que ocorre nacionalmente, e mobilizar a comunidade para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes, lembrado desde o ano 2000 no dia 18 de maio.

O público alvo da campanha deste ano são as crianças pequenas. Estão envolvidas toda a Sociedade civil, entidades, associações, Sistema de Garantia dos Direitos (SGD): Conselho Tutelar (CT), Ministério Público (MP), Delegacia de Polícia Civil (DP), Judiciário, profissionais da área (assistência social, saúde, educação).

Além das reuniões de rede que ocorrem nos CRAS, Centro POP e VivaIdade, a campanha está sendo trabalhada de forma lúdica nas Escolas Municipais José Pinto dos Santos, Professor José Batista Mendonça, Dom Lelis Lara, Nicanor Ataíde, Maria da Conceição Ataíde com teatros de fantoches sobre a temática e na Secretaria de Governança de Saúde, por meio de orientações e conversas.

“Este ano pretende-se alcançar, principalmente as crianças pequenas. Queremos dizer para elas como se protegerem das violências, entendendo que esta é a melhor forma de prevenção. Estamos fazendo a inter-relação entre o brincar e o enfrentamento à violência desde à infância, além de efetivar o direito de brincar de todas as crianças”, explica a Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Sandra Pereira.

Audiência Pública

Dentre as atividades, está programada a audiência pública no dia 16/05, solicitada pelo vereador Cristiano do CAIS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Assistência Social. A audiência terá como pauta, a inter-relação entre o brincar e o enfrentamento às violências junto às crianças pequenas.

A caminhada

No dia 18/05 ocorrerá a caminhada do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes. Serão expostos cartazes e faixas, chamando a atenção da população para a temática. “Infelizmente nós temos uma média de cerca de dois novos casos atendidos por mês pelo CREAS e isso significa que precisamos falar sobre o assunto. A caminhada será realizada junto com as escolas, a saúde e as entidades sociais do município, marcando uma tradição que é de dar visibilidade à questão na nossa sociedade. Além da parceria das secretarias vamos também fazer uma ampla divulgação nas mídias sociais para alertar a todos”, afirma a Secretária de Governança de Assistência Social, Patrícia Dias.

Programação

DATA EVENTO LOCAL HORÁRIO
03/05 Reunião de rede CRAS III 14h
07/05 Oficina para Campanha E. M. José Pinto dos Santos 15h30
08/05 Reunião de rede CRAS I (ABAS) 14h
09/05 Reunião de rede VivaIdade 8h
10/05 Oficina para Campanha E.M. José Batista Mendonça 09h40
16/05 Audiência Pública Câmara Municipal 15h
17/05 Oficina para Campanha E.M. Dom Lelis Lara 10h
18/05 Caminhada Do “antigo barrilzinho” até a Praça da Estação 15h
23/05 Reunião de rede CRAS II 16h
24/05 Oficina para Campanha E.M. Nicanor Ataíde 13h30
24/05 Reunião de rede Centro Pop 9h
25/05 Encerramento E.M. Mª Conceição Ataíde 09h30

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *