sábado, abril 20, 2024
CidadesDestaques

Dia D de Inclusão movimenta Praça Cidadã de Timóteo

Ação cadastrou deficientes para assegurar a inclusão no mercado de trabalho

TIMÓTEO – A Praça Cidadã, situada no hall do prédio da Prefeitura de Timóteo, foi o palco da solenidade do Dia D de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho no início da tarde de ontem. O ato contou com apresentação da Banda Excepcional, da Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae) de Timóteo, representantes da Administração Municipal, do Conselho  Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, do Sine, entre outros.

Ao longo do dia, pessoas com deficiência e reabilitados do INSS tiveram seus currículos cadastrados no Sistema Nacional do Emprego (Sine). A finalidade é assegurar uma vaga de emprego nas empresas do município e da região. Esse cadastro, realizado durante todo o dia de hoje (28), foi o segundo momento da ação desenvolvida pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que no dia 13 de novembro já havia registrado as vagas das empresas com mais de 100 funcionários no município. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Timóteo, do Sine de Ipatinga, que cedeu funcionárias para fazer o cadastro, Conselhos e entidades socioassistenciais.

“Nós entendemos que (essa data) é uma conquista tendo em vista que nós acreditamos na potencialidade das pessoas com deficiência. A oportunidade de trabalho é uma forma de garantir efetivamente a cidadania e o acesso a esse direito (de trabalhar)”, afirmou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Timóteo, Vânia Lamas.

Acessibilidade

Para Rosanna Borges, secretária de Assistência Social de Timóteo, o município está sensível nessa luta para garantir a inclusão dos deficientes no mercado de trabalho. Na primeira etapa da ação, quatro empresas do município foram cadastradas disponibilizando as vagas para esse público específico.

O prefeito de Timóteo Douglas Willkys, que marcou presença na atividade, agradeceu a presença de todos os participantes e aproveitou para elogiar a atuação do Conselho em dar visibilidade a essa questão. Ele reiterou que assegurar vagas de trabalho para os deficientes é um dos seus compromissos, lembrando que nos dois processos seletivos, realizados nos dias 24 e 25 deste mês, foram reservadas 34 vagas para deficientes. Outra ação que o prefeito fez questão de reforçar que vai realizar é garantir a acessibilidade no prédio da prefeitura, por meio da instalação de um elevador. Segundo explicou, uma equipe da prefeitura já está trabalhando projetos técnicos para concretizar essa demanda.

O vice-prefeito e secretário de Educação e Cultura, José Vespasiano Cassemiro, também prestigiou o Dia D de Inclusão. Na ocasião, o vice-prefeito ressaltou as políticas públicas de inclusão dentro do ensino regular e da educação especial, que contribuem para a formação da cidadania e acesso ao mercado de trabalho

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *